Emater Goiás sedia evento sobre práticas de agricultura sustentável

Encontro reúne especialistas nacionais e internacionais para debater temas como sustentabilidade, inovação agrícola, e integração de sistemas produtivos

11.09.2024 | 14:51 (UTC -3)
Emater Goiás
Foto: divulgação
Foto: divulgação

A Emater Goiás sediará a primeira edição do evento “Troca de Saberes: Experiências e Vivências de uma Agricultura Sustentável”, realizado pela Land Innovation Fund, SustenAgro e Rede ILPF. O encontro acontecerá nos dias 18 e 19 de setembro e conta com especialistas nacionais e internacionais para debater temas como sustentabilidade, inovação agrícola, e integração de sistemas produtivos.

O objetivo do evento é apresentar as melhores práticas agrícolas desenvolvidas no Brasil, com destaque para os estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás; e práticas regenerativas inovadoras implementadas na Argentina e Bolívia, apresentadas pelos projetos ProYungas e Prias.

O diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural da Emater, Kin Gomides, afirma que o evento abordará questões de grande impacto positivo no meio ambiente e na vida do produtor. “O debate age como fortalecimento da pauta sustentável. As experiências desses profissionais no campo são essenciais para que os participantes entendam mais sobre a otimização e aproveitamento da capacidade total de uma unidade produtiva, podendo ampliar seus negócios com práticas que respeitam o meio ambiente”, finaliza.

No primeiro dia, a programação contará com palestras sobre integração pecuária leiteira e floresta, práticas sustentáveis em solos agropecuários, práticas regenerativas e gestão sustentável da terra. No segundo dia, serão realizadas visitas técnicas a Unidade de Disseminação de Tecnologia SestentAgro em Itaberaí, e  na Unidades de Referência Tecnológica da Embrapa Arroz e Feijão, em Goiânia.

O evento também vai apresentar dois importantes projetos internacionais: o PRIAS (Programa de Boas Práticas Agrícolas e Sequestro de Carbono), que busca melhorar a sustentabilidade em hectares agrícolas através da recuperação de solos e retenção de carbono; e o ProYungas (Boas Práticas Agrícolas e Sequestro de Carbono), que promover boas práticas agrícolas e restaurar a vegetação nativa no Gran Chaco, além de mitigar mudanças climáticas e apoiar a gestão agrícola sustentável, valorizando a floresta e contribuindo para a produção agrícola livre de desmatamento.

O evento conta com parceria da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás (SEAPA) e Universidade Federal de Goiás (UFG).

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro