Produquímica amplia participação no Show Rural Coopavel 2013
Desde que a Unidade de Proteção de Cultivos da BASF e o Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos de Vila Isabel anunciaram o patrocínio ao desfile de 2013 da Escola de Samba, em julho de 2012, deu-se início também a um trabalho de relacionamento da BASF com alguns de seus públicos, especialmente os agricultores. Todas as ações junto a parceiros realizadas pela empresa desde então se sustentaram no enredo 2013 da Escola, no qual é dada ênfase ao potencial agrícola brasileiro frente à crescente demanda mundial por alimentos e energia – portanto, uma forma de homenagear o agricultor brasileiro e sua atividade.
A partir de agosto de 2012 grupos de agricultores, cooperativas agrícolas, formadores de opinião, representantes de entidades de classe, entre outros foram convidados pela BASF para conhecer de perto os bastidores do carnaval carioca e, mais especificamente, a preparação da Vila Isabel. “Nossa ideia foi proporcionar às pessoas que não tinham familiaridade e até algum distanciamento com carnaval a possibilidade de conhecerem de perto a grandiosidade e profissionalismo de um desfile. Ao mesmo tempo, era uma oportunidade de reforçar uma mensagem de valorização da agricultura nacional”, afirma o Diretor de Marketing da BASF, Oswaldo Marques.
E a repercussão tem sido positiva. O produtor de soja, milho e feijão, Rodolfo de Camargo Pinto, do município de Idema (PR) que esteve na cidade do Rio de Janeiro a convite da empresa no mês de janeiro, por exemplo, afirmou que antes nunca tinha tido um contato com nada ligado ao carnaval. “Foi a primeira vez que eu tive a oportunidade de ver pessoalmente o que é o carnaval, e fiquei bastante impressionado com os bastidores do evento”. Além disso, o agricultor ainda ressaltou que ficou muito feliz com o tema escolhido pela escola de samba: “É uma forma de ter reconhecimento e mostrar um pouco da nossa realidade para uma grande audiência”, finalizou o produtor.
Outra forma de apoio que a BASF vem recebendo por conta da iniciativa advém de entidades de classe. Prova disso foi a homenagem concedida pela Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja), que entregou o troféu “O Cultivador” à BASF em novembro do ano passado, como reconhecimento à ação. O prêmio é concedido a personalidades que se destacam por promover e incentivar iniciativas em prol da agricultura, e a BASF foi a primeira empresa privada a ser homenageada. De acordo com o presidente da associação, Carlos Fávaro, a BASF recebeu o mérito em reconhecimento às iniciativas de valorização do agricultor brasileiro. “Estas ações fortalecem a imagem positiva do nosso agricultor e da nossa agricultura, ajudando a reforçar argumentos importantes perante o público não ligado diretamente ao agronegócio. Sabemos que investir em comunicação é algo essencial para desmistificar a visão, por vezes distorcida, que muitos têm em relação ao papel do agricultor na produção de alimentos, por isso o reconhecimento e a homenagem da Aprosoja à BASF”, destacou Fávaro.
Como parte das ações do patrocínio, a BASF reforçou investimentos em publicidade e marketing entre 2012 e 2013. Seguindo o plano de mídia de seu negócio de proteção de cultivos, houve inserções de peças em grande veículos de comunicação como Revista Exame, Canais Telecine, GNT, Globo News, entre outros, além de ações na Internet, indo além do do segmento agrícola, justamente para que houvesse repercussão junto a outros públicos presentes em centros urbanos. Além disso, um hotsite da iniciativa foi criado (
), no qual está disponível o áudio do samba-enredo e sua letra, fotos, incluindo ensaios na quadra da Escola, bem como outros vídeos alusivos ao desfile e o apoio da BASF à Vila.
Outro ponto forte da parceria refere-se ao samba-enredo. Intitulado “A Vila canta o Brasil celeiro do mundo – água no feijão que chegou mais um”, possui letra de Martinho da Vila, Arlindo Cruz, André Diniz, Leonel e Tonico da Vila. Os compositores foram buscar inspiração no campo para a composição, após um trabalho de pesquisa profundo, no qual a BASF pôde colaborar promovendo acesso aos agricultores e a sua realidade. Dessa forma, o resultado final transmite a rotina, necessidades e anseios do agricultor.
Todo este esforço criativo já tem dado resultados: o samba-enredo tem sido considerado o melhor do Carnaval 2013 pela crítica especializada. Num júri selecionado pelo jornal carioca O Dia, a escola da terra de Noel Rosa mostrou-se imbatível e faturou somente notas 10. Já o cantor e compositor Jorge Aragão comentou que a música da Vila "...tem tudo para ajudar a escola a fazer um grande desfile. Não tinha ouvido nada desse ano e fiquei encantando com o samba da Vila no ensaio. É excelente, perfeitinho", finalizou o músico.
Outra novidade relativa a essa parceria foi o anúncio feito pela Vila e pela BASF em janeiro sobre o projeto de neutralização de carbono de todo o carnaval da escola. Com apoio da Fundação Espaço ECO (FEE), o objetivo desta ação é mensurar o volume de carbono gerado em toda a preparação do carnaval e do desfile, e implementar uma ação concreta de compensação por meio do plantio, manutenção e o monitoramento de árvores. Essas análises compreendem desde o início das atividades de preparação do desfile 2013 até a realização do desfile em si. Além do plantio de árvores, esta neutralização compreenderá a manutenção e o monitoramento das áreas plantadas por dois anos em propriedades rurais.
"Como se vê não se trata de uma ação isolada e pontual da BASF. Trata-se de uma ação que integra uma estratégia maior da empresa de valorização do agricultor. Temos recebido apoio de diversos setores, ou seja, nosso objetivo está se cumprindo: levar a mensagem da importância da agricultura à toda a sociedade civil. Esperamos que os produtores rurais se sintam reconhecidos, que essa ação colabore para que as pessoas os enxerguem melhor e que isso os auxiliem a produzir mais e melhor. Temos certeza de que a Vila Isabel fará um desfile inesquecível, e estamos muito entusiasmos para ver o resultado de todo esse esforço conjunto na avenida”, afirmou Maurício Russomanno, Vice-presidente da Unidade de Proteção de Cultivos da BASF para o Brasil.
O desfile da Unidos de Vila Isabel ocorrerá na madrugada de 11 para 12 de fevereiro, com previsão de início para às 3h.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura