Em meio a iniciativas do Dia das Mulheres, Nagro emplaca um crescimento de 230%

Levantamento da Nagro aponta um expressivo crescimento nas solicitações de produtoras rurais no último ano

04.03.2022 | 09:12 (UTC -3)
Joice Martins
Gustavo Alves, CEO e fundador da Nagro
Gustavo Alves, CEO e fundador da Nagro

A Nagro, agfintech que concede crédito direto ao produtor rural, aponta que entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022 a plataforma de crédito da empresa teve um incremento de 230% das solicitações de mulheres. A presença de trabalhadoras no setor rural tem crescido e ganhado relevância neste mercado.

Conforme a Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA) 94% dos produtores apontam que a presença da mulher no agronegócio é “vital” e “muito importante”. Além disso, indica que 78% delas trabalham cerca de oito horas ou até mais ao dia na função de gestão das propriedades rurais brasileiras.

A seguir, confira algumas histórias de produtoras e como a tomada de crédito com a Nagro possibilitou o andamento dos negócios e os diferenciais do processo da agfintech.

Maria Karoliny Silveira, 23 anos, é produtora de leite e milho, em uma propriedade de aproximadamente 20 hectares. Segundo ela, o que diferenciou a Nagro de outras empresas que prestam esse serviço foi a seriedade, comprometimento, desburocratização e, principalmente, a agilidade. “Sinceramente fiquei muito surpresa, gostei muito e pretendo fazer novas operações”, relata a jovem produtora.

Soeli Nunes, 50 anos, trabalha com agricultura familiar na produção de leite. A sua propriedade tem 6 hectares e ela já recebeu crédito da Nagro duas vezes para investir na produção leiteira. Segundo ela, a diferença da Nagro para outras opções do mercado é a agilidade e desburocratização. “Quando precisei do recurso, em menos de 48h o dinheiro estava disponível na minha conta. A Nagro fornece o recurso muito rápido e essa agilidade é muito importante para nós produtores rurais que, na maioria das vezes, precisamos do recurso para ontem. Não é fácil para nós que estamos nessa profissão há mais de vinte anos, pois o custo da ração para os animais está muito alto”, conta a produtora. “A Nagro é uma empresa que farei de tudo para estar sempre próxima porque nas horas mais difíceis sei que posso contar”, finaliza.

Para fomentar a participação da mulher no processo de tomada de crédito voltado para a administração rural, a Nagro ainda possui uma parceria com Lu de Souza, responsável pelo Moeda de Troca, localizado em Uberlândia (MG) e que ajuda no desenvolvimento do empreendedorismo feminino, criado e desenvolvido por mulheres.

Com uma plataforma tecnológica que utiliza inteligência artificial (IA) e machine learning, a Nagro realiza análises da propriedade rural que incluem registro de imóveis, imagens de satélite e informações climáticas futuras, em uma base de dados com mais de 50 parâmetros, incluindo métricas de ESG.

Desta forma, a Nagro criou um Score próprio, onde tudo é autorizado por assinatura digital do solicitante, agilizando o processo e reduzindo 60% no prazo de análise de crédito. Todo o processo, que passa pela análise, registro e autenticação da operação, é realizado em até 24h, chegando a um recorde de 4 horas para a concessão de crédito. Quando comparado com os processos dos bancos tradicionais é possível entender o benefício de tempo e ausência de burocracia, pois as análises para solicitações de crédito chegam a levar até dois meses no mercado tradicional.

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