Bayer CropScience destaca soluções para controle de insetos em grãos armazenados
A rusticidade da raça forte esteve em total evidência durante os seis dias de exposição em Alegrete, cidade da fronteira-oeste gaúcha que abriga a maior feira de animais a campo do estado. A pista de rústicos do parque de exposições Dr. Lauro Dornelles foi o palco do julgamento dos animais da raça Brangus que vieram para participar da 68ª edição da Exposição Agropecuária da cidade, evento promovido pelo sindicato rural local que ocorreu entre os dias 12 e 17 de outubro. Este ano, o evento registrou a inscrição de 84 exemplares, oriundos de tradicionais criatórios da região. O técnico da Associação Brasileira de Brangus, o médico veterinário Renato Paiva foi o juiz responsável pela avaliação dos trios de machos e fêmeas.
Do campeonato terneira, veio o trio grande campeão de fêmeas, titulo atribuído ao lote 90, composto por animais nascidos em agosto/setembro de 2009, provenientes da seleção do branguista Antonino Dorneles, da Estância Olhos D´Água. O prêmio de trio reservado de grande campeão foi atribuído ao lote 91, que foi reservado no campeonato terneira. As fêmeas nascidas em agosto/setembro de 2009 também vieram da Estância Olhos D´ Água. Do lote reservado de grande campeão, saiu a melhor rústica, a terneira “Olhos D´ Água Prince 5G 7098” uma filha do touro “Prince 4442”. O lote 89, composto por três filhas do touro “Malbec”, foi classificado como 3º melhor trio. As terneiras nascidas em setembro de 2009, vieram da Caturras Melhoramento, do pecuarista João Paulo Pereira Saporiti e outros, de Alegrete.
A seleção de Alfeu de Medeiros Fleck da Fazenda São Manoel, também de Alegrete, foi premiada com a conquista do grande campeonato entre os trios de machos, com o lote 93, constituído por touros nascidos em agosto/setembro de 2007, que venceram no campeonato touro três anos. O trio vencedor no campeonato terneiro, o lote 82, composto por machos oriundos da Estância Olhos D´Água foi apontado como o trio reservado de grande campeão. No mesmo grupo, está o melhor rústico, o terneiro “Olhos D´ Água 4G 7011 Chimango”, animal nascido em agosto de 2009, filho do touro “Olhos D´ Água 4G 6680 Turbo”. Da Caturras Melhoramento, veio o lote reservado campeão touro três anos, que na disputa final, ficou com o título de 3º melhor trio, formado por mac hos da geração de setembro de 2007.
Leilão
Com a organização da Agenda Remates, Cambará Remates e Rural Vet Remates, o leilão da raça Brangus da 68ª Exposição Agropecuária de Alegrete, comercializou 30 reprodutores vindos da seleção dos criadores: Antonino Souza Dorneles (Estância Olhos D´ Água), Alfeu de Medeiros Fleck (Cabanha São Manoel) e João Paulo Pereira Saporiti (Caturras Melhoramento). O evento foi realizado na noite de 14 de outubro, no parque de exposições Dr. Lauro Dornelles e registrou a média de R$ 4.945,00 por animal.
Fonte: Associação Brasileira de Brangus
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura