EFSA atualiza banco de dados de plantas hospedeiras de Xylella spp.

Dezesseis novas espécies de plantas, cinco gêneros e uma família foram incluídas na lista

18.07.2024 | 09:40 (UTC -3)
Revista Cultivar
Sintomas de CVC (causado por <i>Xylella fastidiosa</i>) em laranjeiras: (a) manchas cloróticas distribuídas irregularmente pelas folhas; (b) pontos necróticos de coloração amarronzada nas manchas cloróticas; (c) folhas com aspecto de murcha, com necrose avançada e frutos pouco desenvolvidos - Fotos: Carvalho <i>et al</i>. 2022
Sintomas de CVC (causado por Xylella fastidiosa) em laranjeiras: (a) manchas cloróticas distribuídas irregularmente pelas folhas; (b) pontos necróticos de coloração amarronzada nas manchas cloróticas; (c) folhas com aspecto de murcha, com necrose avançada e frutos pouco desenvolvidos - Fotos: Carvalho et al. 2022

A Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) lançou a 10ª versão de seu banco de dados de plantas hospedeiras de Xylella spp. O trabalho é considerado recurso crucial para avaliadores de risco, gestores e pesquisadores envolvidos no combate à disseminação do patógeno.

O trabalho da EFSA com Xylella spp. está em andamento desde 2016, quando foi solicitado pela Comissão Europeia para fornecer assistência técnica em relação à bactéria Xylella fastidiosa. A EFSA foi encarregada de especificar e atualizar o banco de dados de plantas hospedeiras, incluindo informações sobre plantas não suscetíveis e resultados negativos de testes diagnósticos. O trabalho foi estendido para o período de 2021 a 2026, com atualizações semestrais previstas.

A atualização mais recente abrange a literatura publicada entre 1º de julho de 2023 e 31 de dezembro de 2023, além de notificações recentes de surtos no sistema Europhyt. A análise incluiu 39 publicações, das quais foram extraídos dados informativos. Como resultado, 16 novas espécies de plantas, cinco gêneros e uma família foram identificadas como novas hospedeiras de X. fastidiosa, infectadas naturalmente em Portugal ou nos Estados Unidos.

As plantas hospedeiras de Xylella spp. foram categorizadas com base no número e tipo de métodos de detecção aplicados. Para a Categoria A (plantas positivas com pelo menos dois métodos de detecção diferentes ou um método robusto como sequenciamento ou isolamento de cultura pura), o banco de dados agora inclui 451 espécies de plantas, 204 gêneros e 70 famílias. Já na Categoria E (todas as espécies de plantas positivas, independentemente dos métodos de detecção), esses números aumentam para 712 espécies, 312 gêneros e 89 famílias.

A EFSA planeja lançar uma nova atualização do banco de dados em dezembro de 2024, continuando a fornecer suporte científico e informações valiosas para a comunidade de saúde vegetal.

Informações completas podem ser lidas no pdf abaixo…

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro