Aracaju/SE sedia Semana técnico-científica das culturas de coco e citros
A política estadual de educação no campo foi apresentada, na tarde desta quinta-feira (8), aos integrantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES-RS). As diretrizes seguidas pelo Governo estadual para desenvolver no Rio Grande do Sul um modelo de ensino adaptado à realidade do meio rural foram debatidas no encontro da Câmara Temática Educação.
As intervenções realizadas pelos conselheiros constarão de relatório para contribuir com a atuação da Secretaria Estadual de Educação (Seduc). "Pegamos um quadro no qual as escolas gaúchas no meio rural estão com currículos e calendários escolares idênticos aos do meio urbano. Queremos implementar um sistema de educação no campo que considere as particularidades desse ambiente", declarou a secretária-adjunta da Seduc, Maria Eulália. Afirmação da identidade do campo; relação de complementaridade com o meio urbano; respeito à diversidade das categorias sociais do campo, acesso às novas tecnologias com sustentabilidade ambiental e social; e garantia do ensino público gratuito e de qualidade estão entre as diretrizes que orientam a estratégia da Seduc.
"Precisamos fazer a afirmação da realidade do campo, a partir do próprio campo, e não do meio urbano. Precisamos um currículo mais articulado com a realidade rural, de modo a oferecer condições para que o jovem possa optar por permanecer neste meio", destacou Eulália. Qualificar o processo de Formação Continuada dos educadores do meio rural, realizar adaptações para as necessidades do transporte escolar e criar espaços institucionais para o constante diálogo com entidades organizadas e movimentos ligados ao campo, bem como com as próprias escolas, são objetivos perseguidos pelo trabalho da pasta.
Conselheira do CDES-RS, a educadora Rosane Zimmer manifestou seu apoio à estratégia da Seduc. "Não temos como trabalhar com uma cultura urbana dentro de um ambiente tão profícuo como o campo. Mesmo com muitas limitações, estamos obtendo avanços importantes na educação do Estado e precisamos valorizá-los", declarou.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura