Edital vai incentivar a incubação de empresas no DF

04.09.2009 | 20:59 (UTC -3)

O Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) lançou sexta-feira (04/09) edital para selecionar empresas de base tecnológica e características inovadoras, que receberão o apoio da Incubadora de Empresas da Universidade (CASULO).

Uma das áreas priorizadas pelo edital é a de agronegócio, na qual poderão ser utilizadas tecnologias desenvolvidas pela Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Hoje, 25 tecnologias da Embrapa estão disponíveis para incubação de empresas, divididas em quatro grupos – produtos, serviços, processos e equipamentos. São tecnologias com potencial para atrair empreendedores e formar novas empresas nas áreas de alimentos, controle biológico de pragas e micropropagação para produção de mudas. As tecnologias são disponibilizadas por meio do PROETA - Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Novas Empresas de Base Tecnológica e à Transferência de Tecnologia, que é coordenado pela Embrapa com o apoio do BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento e tem como objetivo intensificar a transferência de tecnologias por meio da incubação de empresas.

Parceria

A parceria entre a Embrapa e o UniCEUB já resultou na incubação de duas empresas no Distrito Federal. As duas foram incubadas a partir da mesma tecnologia: a tecnologia chinesa Jun-Cao, adaptada para o Brasil pela pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Arailde Urben, para produção de cogumelos comestíveis. Essa tecnologia é capaz de intensificar e baratear a produção de cogumelos comestíveis, já que substitui os meios de cultivo tradicionais (troncos de árvore ou serragem) pelo uso de substrato de capim, junto com outros nutrientes.

Apesar de terem como base a mesma tecnologia, as duas empresas desenvolvem atividades diferentes e não concorrentes. A Cultivis Ltda foi a primeira a ser incubada com tecnologia da Embrapa e comercializa cogumelos das espécies shiitake e shimeji in natura, enquanto que a GBB (Grupo Blazei Brazil) trabalha com a espécie Agaricus blazei para comercialização de produtos derivados de cogumelos, como farinhas e biscoitos, entre outros.

A incubação de empresas pode contribuir decisivamente para aumentar o mercado para cogumelos no Brasil, uma vez que o consumo desses produtos no país – cerca de 30 gramas por habitante - ainda é muito baixo quando comparado com outros países, como por exemplo, a França aonde o consumo chega a 2 kg por habitante, a Itália, onde se consome cerca de 1,3 kg, e a Alemanha, na qual o consumo alcança 4 kg.

Novas oportunidades para empreendedores do DF

O novo edital abre para os empreendedores do Distrito Federal oportunidades para se tornarem empresários de sucesso no ramo do agronegócio, a exemplo dos produtores de cogumelos. Segundo a supervisora da Área de Negócios Tecnológicos e coordenadora do PROETA na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Luzemar Duprat, “o edital é uma oportunidade imperdível para incentivar o empreendedorismo na região centro-oeste”.

Além disso, é muito importante para a Embrapa. Pois, com a Lei de Inovação, as empresas que atuam nas áreas de ciência e tecnologia passaram a ser avaliadas por novos indicadores além dos tradicionais, como publicação de artigos científicos, entre outros. “E o estímulo à abertura de empresas de base tecnológica é um deles”, afirma Duprat.

A Embrapa tem investido na incubação de empresas com o objetivo de atrais empreendedores com potencial para absorver conhecimento científico ou tecnológico e que queiram desenvolver empresas inovadoras ligadas às cadeias produtivas do agronegócio. Segundo a supervisora “A parceria com a incubadora CASULO do UniCEUB vem sendo muito produtiva para estimular a inovação tecnológica, além de contribuir para a geração de emprego e renda no DF”.

A incubação de empresas vem crescendo rapidamente no Brasil e no mundo, especialmente nos Estados Unidos e na Europa Ocidental. De acordo com dados da ANPROTEC (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos de Tecnologias Avançadas), o Brasil ocupa posição de destaque ranking mundial de incubação de empresas, tanto pelo número de incubadoras e empresas incubadas, quanto pelas taxas anuais de crescimento, sendo líder da América Latina e do hemisfério sul.

O edital para incubação de empresas do UniCEUB pode ser acessado pelo endereço:

Fernanda Diniz

Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia

(61) 3448-4769 e 3340-3672 /

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025