Diversificação do ambiente reduz infestação de plantas daninhas
A seleção para o ingresso no Mestrado Profissional em Defesa Agropecuária acontecerá no próximo mês de novembro. O edital será disponibilizado no site da Universidade Federal do Recôncavo baiano (UFRB) ainda neste mês de outubro.
Desde setembro de 2010, a Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), por meio da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Adab), da UFRB e do Centro Nacional de Mandioca e Fruticultura da Embrapa, entrou para o cenário acadêmico científico nacional com a implantação do 1º Curso de Mestrado Profissional em Defesa Agropecuária (MPDA) do Brasil.
Após dois anos de curso, o MPDA contabiliza o ingresso de 23 agrônomos e médicos veterinários, a partir de três seleções de caráter nacional. Desse total, quatro já concluíram suas dissertações de mestrado e mais seis serão finalizadas até dezembro deste ano.
“Essa iniciativa é de extrema relevância para a defesa agropecuária, haja vista as possibilidades de soluções aos entraves do setor que são elucidados pelos estudos e linhas de pesquisas das áreas animal, vegetal e da inspeção de produtos”, avalia o diretor Geral da Adab, Paulo Emílio Torres, destacando que o mestrando, além de se qualificar profissionalmente, revela seu compromisso social ao cuidar do patrimônio agropecuário sob a ótica da responsabilidade compartilhada. “E os maiores beneficiários serão os produtores, consumidores e o meio ambiente”, aponta.
Podem participar da seleção os servidores da Adab e demais instituições de defesa agropecuária que possuam curso de graduação de nível superior em Agronomia, Engenharia de Pesca, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária, Biologia e Zootecnia ou áreas afins.
“Além da qualificação em si, devemos atentar para o fato de que o título de mestre consta dos requisitos de ascensão na carreira de fiscal Estadual Agropecuário”, informa a assessora de Planejamento Estratégico da Adab, Maria Tereza Mascarenhas, lembrando que, associados ao curso, foram realizados dois simpósios de defesa agropecuária, mesas-redondas, palestras e aulas com colaboradores de diversas instituições de destaque nacional, a exemplo da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade de São Paulo (USP/ESALQ), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Estadual da Bahia (UNEB), da Moscamed do Brasil e da AGROPEC Pesquisa, Extensão e Consultoria Ltda.
No ato da inscrição para o Mestrado Profissional, os candidatos deverão apresentar os documentos abaixo relacionados e encadernados em espiral:
a) Cópia do Currículo Lattes atualizado e devidamente comprovado.
b) Cópia dos documentos de RG e CPF.
c) Cópia do histórico escolar atualizado (final de curso), onde conste coeficiente de rendimento (CR)global do candidato. O CR do candidato não poderá ser inferior a 6,0.
d) Cópia do diploma de graduação ou documentos que comprovem a conclusão do curso ou declaração de provável formando.
e) Ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada, conforme modelo
anexado ao edital (disponível na internet
).
f) Comprovante do pagamento da taxa de inscrição.
g) Uma foto 3x4, recente.
h) Projeto de pesquisa (contendo título, nome do provável orientador, introdução, objetivos, material e métodos, resultados esperados, cronograma e bibliografia).
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura