Chapecó sedia o 8° Seminário Internacional de Industrialização da Carne
Encontrar empreendedores com vocação para transformar tecnologias desenvolvidas por pesquisadores da Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em novos produtos ou processos. É com esse objetivo que foi lançado na tarde da última teça-feira (14) o edital Incamp Embrapa 2010, para a seleção de projetos para incubação na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp
A parceria entre a Incamp e a Embrapa foi realizada no âmbito do Proeta, Programa de Incubação de Agronegócios da Embrapa. De acordo com o analista da Assessoria de Inovação Tecnológica da Embrapa, Denis Teixeira da Rocha, o programa tem como objetivo o incentivo ao agronegócio, através da transferência de tecnologia para empresas, por meio da incubação. No entanto, como a Embrapa não possui incubadora, foi firmada a parceria com a Incamp. “Juntamos as forças. De um lado, a Embrapa, com as suas tecnologias, e, do outro, a experiência de oito anos da Incamp em incubação”, resumiu Davi Sales, gerente da Incubadora.
Trata-se de um modelo diferenciado de incubação em relação aos existentes. “Normalmente, os candidatos submetem propostas para incubação, baseadas em plano de negócios para tecnologias próprias que eles irão desenvolver. Neste edital, nós oferecemos tecnologias desenvolvidas pela Embrapa”, ressaltou o analista. Além dessa disponibilidade, outro diferencial é em relação ao acompanhamento do empreendedor incubado. “Como a tecnologia foi desenvolvida por pesquisadores da Embrapa, o empreendedor recebe assessoria para a capacitação tecnológica”, acrescentou Rocha.
O Proeta é um programa nacional, realizado regionalmente e os candidatos têm a possibilidade de optar por qualquer uma das tecnologias disponibilizadas no sistema, envolvendo todas as unidades da Embrapa no País. Conforme explicou Rocha, constantemente é feita uma prospecção e qualificação das tecnologias para identificar as que possuem potencial para a transferência via incubação. “Atualmente temos 35 tecnologias, oriundas de 15 unidades da Embrapa”, citou o analista, acrescentando que esse número aumenta à medida que novas avaliações são feitas. As tecnologias podem ser consultadas no site do programa.
Edital – Destinado a empresários do setor, como agricultura, pecuária e prestação de serviço, e empreendedores interessados nessa área, o edital está disponível no site da Incamp. Com três datas limites para entrega eletrônica das propostas, a primeira é dia 27 de outubro e as demais 28 de janeiro de 2011 e 28 de abril. A taxa de inscrição é R$ 550,00. Os critérios de seleção estão citados no edital e as propostas aprovadas podem ser incubadas residentes ou não residentes, sendo que ambos os casos, contarão com suporte da Incamp em relação a gestão empresarial, assessoria técnica para a elaboração de projetos para captação de recursos financeiros, bem como na apresentação de propostas de negócios a serem apresentadas a investidores e na proteção da propriedade intelectual, entre outros.
“Temos todo o interesse de que esses empreendimentos selecionados deem certo. Isso representa o desenvolvimento tecnológico e econômico, geração de renda e de emprego”, concluiu Rocha. Segundo apontou, o Proeta conta com 40 incubadoras parceiras, sendo 15 na região Sudeste, nove no Nordeste, oito no Centro-oeste, seis no Sul e duas no Norte. “Atualmente temos 13 empresas incubadas e já graduamos duas”, ressaltou o analista, explicando que o Programa é um mecanismo que permite que a instituição deixe de ser provedora de inovação tecnológica para se tornar promotora de desenvolvimento e competitividade.
A Incamp foi criada em 2001 e incorporada à Agência Inovação Inova Unicamp em 2003. Com o apoio da Comunidade Unicamp, dos governos municipal, estadual e federal é uma estrutura propícia à valorização da cultura empreendedora através da criação de novas empresas de base tecnológica. Atualmente conta com 12 empresas incubadas e 23 graduadas.
Fonte: Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Novas Empresas de Base Tecnológica
Agropecuária
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura