Edição 2012 reúne 364 equipes na OBAP

03.10.2012 | 20:59 (UTC -3)
Assessoria de Imprensa

Competidores finalistas da 2ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP), estarão noIFSULDEMINAS - campus Muzambinho entre os dias 12 e 13 de outubro, após término da primeira fase, quando estudantes de todo Brasil acessaram à plataforma virtual da competição por 364 equipes, realizadas pela internet. A final é presencial e ocorre nos dias 11 e 12 de outubro, no campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), localizado em Muzambinho (MG).

Nesta edição, os estados que mais inscreveram equipes foram Santa Catarina (56), Rio de Janeiro (41), Rondônia (39) e Minas Gerais (38).

Veja abaixo a participação por região geográfica.

Como idealizador do evento, o IFSULDEMINAS é responsável pela realização da competição e a organização geral, contando com o apoio do CNPq, Fapemig, Sebrae, CNA, IFTM e IFSudesteMG, além do patrocínio da Cooxupé e Editora UFV.

Na fase virtual, os competidores resolveram três provas, em duas semanas consecutivas. Foram 50 minutos para a resolução de dez questões de agricultura e zootecnia, propostas pela equipe técnica. As provas abrangem conteúdos de agricultura geral, solos, nutrição de plantas, engenharia agrícola, zootecnia geral, alimentos, administração rural, agronegócio e informática aplicada.

Para a fase final, os estudantes devem desenvolver soluções inovadoras e um plano de negócios. Foram selecionadas 50 equipes do ensino médio/técnico e 10 do subsequente, que enviaram estudos de caso, quando disputarão as medalhas de ouro, prata e bronze, conferidas para as quinze melhores equipes.

A OBAP 2012 foi concebida a partir do sucesso e repercussão da primeira edição, com a participação 25 estados. Na fase final em 2011, estiveram presentes 50 equipes de 20 instituições de ensino, representando regiões de todo o Brasil.

O objetivo é estimular o ingresso de jovens do ensino médio e técnico nas carreiras técnico-científicas pela pesquisa e inovação em agropecuária. Com o projeto, espera-se motivar a participação dos discentes em atividades de iniciação científica, desenvolvimento regional e produção de inovações tecnológicas.

São premiadas com medalhas, troféus e vários Kits as 15 melhores equipes (médio/técnico), as 6 melhores equipes (subsequente), os três melhores alunos individualmente e a equipe que apresentou o melhor trabalho sobre inovação tecnológica, com o tema “Inovação e Negócio”.

A equipe campeã na classificação geral (médio/técnico) representará o Brasil na 7ª International Earth Science Olympiad (IESO), na Índia, em outubro de 2013 com as despesas custedas pelo IFSULDEMINAS e CNPq.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025