Ministro consegue renegociação de dívidas de arrozeiros
A Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), lançou, na noite de sábado (30), duas publicações técnicas, nas áreas de horticultura e alimentação alternativa, voltadas, prioritariamente, para agricultores familiares. O evento aconteceu no auditório do estande institucional da empresa, na 25ª Feira Nacional da Agropecuária (Fenagro), que aconteceu no domingo (2), no Parque de Exposições de Salvador.
O livro Receitas para o consumo humano da palma: uma alternativa saudável, de autoria da nutricionista da EBDA, Maria das Graças Lima, que desenvolve suas atividades na gerência da empresa, em Cruz das Almas, trás em sua abordagem o aproveitamento da palma na alimentação humana. No lançamento, a autora contou que a ideia do livro surgiu nas pesquisas realizadas com o seu esposo, que era veterinário da EBDA, especialista em produção animal, com estudos relacionados à palma.
Encantada com a cultura, a técnica buscou receitas culinárias, utilizando a palma, e resolveu escrever uma cartilha que, posteriormente, deu origem ao livro, trazendo receitas tanto de doces como de salgados. “No livro, a receita que faz mais sucesso é o ensopado de palma”, destacou Lima. Ela também disse que a palma tem outras utilidades, e é bastante utilizada na fabricação de cosméticos como shampoo, condicionador e cremes.
O segundo lançamento, o livro Hortas educativas, tem como autor o engenheiro agrônomo da EBDA, Alírio Vanderlei Xavier dos Santos. A publicação faz parte da série “Circular Técnica”, da empresa. Segundo o autor, o livro descreve o poder nutritivo das hortaliças e é voltando tanto para o pequeno agricultor familiar com para qualquer pessoa com interesse no cultivo de hortaliças com tomate, coentro, cebola, salsa e outras.
De acordo com o autor, o livro, que já está na sua quarta edição, ainda traz informações sobre como cultivar uma horta. “A finalidade é mostrar às pessoas, de forma didática, a importância nutricional das hortaliças e a maneira mais técnica de fazer o cultivo sem agredir a o meio ambiente”, afirmou Xavier.
Na ocasião, o diretor da Central de Laboratórios da EBDA, Luiz Barbosa, apresentou ao público presente um catálogo contendo informações detalhadas das pesquisas e ações desenvolvidas pelos laboratórios da empresa, na sua Central, em Ondina. “Os três materiais informativos, assim como muitos outros produzidos pelos nossos técnicos, são importantes para dar sustentabilidade e visibilidade aos serviços, projetos, pesquisas e ações desenvolvidas pela EBDA, direcionadas ao agronegócio e a agricultura familiar baiana”, destacou o presidente da EBDA, Elionaldo de Faro Teles.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura