EBDA instala mais uma unidade demonstrativa de palma adensada

16.08.2012 | 20:59 (UTC -3)
Fonte: Assessoria de Imprensa

A Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri) realizando mais uma ação para garantir a alimentação de rebanhos de agricultores familiares, em períodos de seca, implantará uma Unidade Técnica Didática (UTD), de palma adensada, na Estação Experimental de Jaguaquara, vinculada à Gerência Regional de Jequié. A ação faz parte do Programa de Segurança Alimentar do Rebanho da Agricultura Familiar, desenvolvido pela empresa.

Para a instalação, foi reservada uma área de um hectare, onde será realizada a produção de mudas de palma. O chefe da Estação Experimental de Jaguaquara, Aderbal Rodrigues, afirmou que as raquetes produzidas serão disponibilizadas a partir do próximo ano, para agricultores familiares dos territórios Médio Rio das Contas e Vale do Jiquiriçá.

“A Unidade produzirá uma média anual de 600 toneladas de raquetes”, afirmou Rodrigues, que acompanhará todo o processo de instalação. Atualmente, a área passa pela etapa de limpeza e aração, para viabilizar um melhor desenvolvimento das mudas a serem plantadas nos próximos meses.

O programa, além de contribuir para a sustentabilidade da bovinocultura de leite e da ovinocaprinocultura da agricultura familiar, incentiva à produção de alimentos, geração de trabalho, renda e inclusão social. Um dos objetivos específicos é a disseminação da técnica do plantio da palma forrageira de forma adensada (diminuição do espaço entre as mudas), que permite maior aproveitamento da área e, consequentemente, maior produção.

Dentre as metas do programa destaca-se a implantação de 50 hectares de palma adensada nas estações experimentais da EBDA, para produção de mudas e doação à agricultura familiar. A previsão da EBDA é de que, a partir do próximo ano (2013), anualmente, serão cultivadas 75 milhões de mudas de palma e doadas para 30.000 agricultores familiares.

De acordo com o técnico em agropecuária da EBDA, Renaldo Vagner Barros, que recentemente ministrou uma capacitação sobre a instalação de UTDs, para 28 técnicos em Feira de Santana, serão implantadas 367 unidades didáticas de palma no semiárido baiano. “Essas unidades vão orientar os agricultores familiares, que estão sofrendo com a seca, sobre a formação de uma reserva estratégica para alimentação de seu rebanho, em períodos críticos”, ressaltou Barros.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025