Brasil e Albânia assinam memorando de entendimento
Dois pequenos criadores de ovinos do semiárido baiano vão receber, em suas propriedades, Unidades de Observação (UO) do uso do método Farmacha no controle de verminose em pequenos ruminantes. A equipe técnica da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura (Seagri), visitará as duas propriedades selecionadas, uma no município de Ribeira do Pombal e outra em Cícero Dantas, na próxima quarta-feira (28).
O método Farmacha consiste em analisar periodicamente a mucosa ocular dos animais a procura de sinais de anemia, principal sintoma da infecção por parasitas. O agrônomo da EBDA, Antonio Mendes, explica que a grande vantagem do método é medicar apenas os animais que apresentam os sintomas clínicos da verminose. “Isso diminui os gastos do produtor na aquisição de vermífugos, o surgimento de parasitas resistentes e a contaminação da carne e do leite com resíduos químicos”, garantiu Mendes.
Os criadores vão receber capacitação e assistência técnica da EBDA para experimentar a tecnologia em seus rebanhos. Após o período de implantação e observação dos resultados, as unidades vão servir para demonstração e transferência da tecnologia para outros agricultores da região.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura