É lançada a Abertura da Colheita do Arroz 2022 em busca de conexão para novos desafios

Edição terá como tema "A produção de alimentos no pós-pandemia - Novos Patamares, Novos Desafios" e ocorrerá em fevereiro de 2022

28.10.2021 | 20:59 (UTC -3)
Embrapa

Nesta quarta-feira, dia 27 de outubro, a Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), junto a Embrapa e o Instituto Rio-grandense do Arroz (Irga), fizeram o lançamento da 32ª edição da Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos de Terras Baixas (AOCA). O ato constou com a cerimônia de entrega das homenagens “Pá do Arroz 2021”, em cinco categorias. Todo o evento aconteceu nas dependências da sede da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), em Porto Alegre, com a presença de autoridades e parceiros do agronegócio e envolvidos na cadeia produtiva do arroz do RS. 

Esta edição da 32ª AOCA terá como tema "A produção de alimentos no pós-pandemia - Novos Patamares, Novos Desafios" e acontecerá entre os dias 16 e 18 de fevereiro de 2022, na Estação Experimental da Embrapa Clima Temperado, localizada no Capão do Leão. 

São quatro anos consecutivos que o evento se realiza na lavoura experimental da Embrapa, preparada especialmente para esta finalidade, se adaptando às necessidades dos novos tempos, como na edição anterior, que foi feita de forma híbrida e que permanecerá neste mesmo formato no próximo ano, sendo tomadas todas as medidas sanitárias exigidas pela pandemia. Serão 9,4 hectares a serem percorridos, entre áreas experimentais, estandes institucionais e estandes de empresas parceiras. “Neste ano caminhamos para superar todas as marcas históricas: ampliando a área de exposição, quase 100 expositores, e público esperado de mais de 10 mil visitantes”, adiantou o chefe-geral da Embrapa Clima Temperado, Roberto Pedroso de Oliveira. 

Segundo o presidente da Federarroz, Alexandre Velho, a feira está com cerca de 60% dos espaços comercializados, e a expectativa é chegar até o final do ano com todas as áreas preenchidas. O planejamento das lavouras colhidas no ato oficial da abertura da colheita do cereal são duas lavouras principais de arroz com as  tecnologias da Embrapa, Irga, BASF e FMC, e uma lavoura principal de soja. 

O lançamento do evento

Durante a cerimônia de lançamento, o presidente da Federarroz, Alexandre Velho, salientou a responsabilidade em relação à manutenção da segurança alimentar, especialmente devido às mudanças significativas nos dois últimos anos com a pandemia. “Este novo momento em que estamos vivendo nos traz cada vez mais a obrigação de aumentar a produtividade para que possamos enfrentar os desafios. E a Abertura da Colheita do Arroz é um evento consolidado e profissional para trazer aos produtores as ferramentas necessárias para uma boa condução dos seus negócios”, afirmou, ressaltando a necessidade da busca de outros grãos para a Metade Sul do Estado, assim como de outras forrageiras para que haja uma intensificação cada vez maior da pecuária no sistema produtivo.

O chefe-geral da Embrapa Clima Temperado, Roberto Pedroso de Oliveira, enfatizou que a Abertura da Colheita do Arroz não é um evento exclusivamente para arrozeiros, mas também para produtores de soja, milho e pecuaristas. “Hoje pensa-se em processos complexos de produção e comercialização, sempre com sustentabilidade. Por isso, o evento reunirá expositores da pesquisa, da produção de insumos, do setor de máquinas e implementos agrícolas, da prestação de serviços, do setor financeiro, etc. Toda a cadeia produtiva estará conectada e essa conexão será realizada com a participação de todos”, destacou.

O ato contou ainda com as falas do presidente da Farsul, Gedeão Pereira, do presidente do Irga, Rodrigo Machado, e do prefeito de Capão do Leão, Vilmar Motta Schmitt. Após o lançamento, foi feita a entrega das homenagens “Pá do Arroz” deste ano, que não pôde ser realizada em fevereiro passado em função de problemas climáticos. 

As cinco homenagens foram entregues aos homenageados, ou representantes, das categorias: Amigo da Lavoura ao engenheiro agrônomo da Assessoria de Desenvolvimento Sustentável da Farsul, Marcelo Camardelli; Homenagem Especial a ministra do MAPA, Teresa Cristina; Lavoura Nota 10 a Jorge de Barros Iglesias, da Granja 4 Irmãos, de Rio Grande; Produtor Destaque a Henrique Osório Dornelles, da Parceria Passo do Angico, de Dom Pedrito, e na categoria Profissional Imprensa ao repórter/apresentador da Rádio Guaíba, Lucas Rivas.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024