Dow comemora sucesso em esaios do novo SmartStax

23.03.2009 | 20:59 (UTC -3)

O SmartStax, combinação de eventos que age simultaneamente de diversas maneiras no controle de diversas pragas do milho, tanto acima como abaixo do solo, completou com sucesso dois anos de ensaios de campo, realizados pela Dow AgroSciences nos Estados Unidos, e teve seu pedido de registro encaminhado à Agência de Proteção Ambiental (EPA) do governo norte-americano.

Espera-se agora que o registro seja concedido a tempo de o SmartStax ser incorporado às sementes de diversos híbridos de qualidade superior para plantio a partir de 2010.

O SmartStax combina na mesma semente as ações de duas importantes famílias de eventos, a Herculex*I de proteção contra insetos e a YieldGard. A tecnologia do SmartStax foi desenvolvida em conjunto pela Dow AgroSciences e pela Monsanto. O pedido de registro na EPA também foi pedido em conjunto pelas duas empresas.

Comentando os resultados dos testes, o gerente do produto SmartStax da Mycogen Seeds, Brent Stauffacher, destacou que o novo evento oferece uma proteção mais duradoura do que os produtos atuais, que agem apenas de uma maneira para controlar as pragas. Como o SmartStax controla os insetos de várias maneiras diferentes, reduz drasticamente a possibilidade do aparecimento de indivíduos com resistência ao produto. "Por isso, solicitamos à EPA, inclusive, a análise da possibilidade de reduzir as exigências com relação a refúgios para os agricultores que plantarem sementes com o SmartStax", afirmou.

Os ensaios de campo foram conduzidos por pesquisadores da Dow AgroSciences em 2007 e 2008. A conclusão foi a de que o SmartStax oferece um grau de proteção contra insetos maior do que os eventos existentes no mercado, que atuam com apenas um método de ação.

O líder de equipe de Biologia da Dow AgroSciences para eventos de controle de insetos na América do Norte, Bill Hendrix, declarou: "O SmartStax vai oferecer o controle mais amplo com relação às pragas que prejudicam as lavouras do milho e reduzem a renda do produtor. Nossa pesquisa mostra que o controle oferecido pelo SmartStax é mais consistente que o dos eventos de insetos de primeira geração, que atuam usando apenas um método, mesmo sob condições de alta infestação".

Controle efetivo debaixo do solo

Nos testes de campo, o SmartStax, além de oferecer repetidamente uma proteção melhor que os eventos com modo de ação único, evita os danos causados pela vaquinha, uma praga que afeta muito as plantações de milho nos Estados Unidos, destruindo porções da raiz e reduzindo a produção, informa a empresa.

Os pesquisadores acompanharam os danos causados pela vaquinha usando um método desenvolvido pela Universidade do Estado de Iowa, a partir do número de nós danificados pelo inseto. Nesse método, 0,00 significa que não houve danos às raízes. O nível mais alto de danos é o 3,00, significando que três nós foram destruídos pelas vaquinhas.

De acordo com Hendrix, a produção começa a ser afetada a partir do nível 0,25, significando que um quarto de um nó serviu de alimento ao inseto. "Os danos causados pela vaquinha são particularmente daninhos à planta do milho em condições de seca, já que a planta deixa de absorver umidade suficiente para manter as condições ótimas de produção", acrescentou.

As pesquisas da Dow AgroSciences, realizadas em oito estados norte-americanos em 2007 e 2008, demonstraram que as raízes dos híbridos de milho com SmartStax foram pouco afetados pelo western corn rootworm (

), um dos tipos de vaquinha mais comuns nos Estados Unidos. Os resultados mostraram também um alto nível de constância, com 96% das amostras de raiz mostrando índices 0,25 ou inferiores.

"Apesar de os testes terem sido realizados em duas épocas de plantio muito diferentes, SmartStax manteve o mesmo padrão de resultados nos dois períodos, evitando de forma consistente os danos à raiz que levam à diminuição da produção", destacou Hendrix.

O pesquisador destacou que os testes de campo com o SmartStax estão prosseguindo em 2009. Os cientistas buscam agora mais informações sobre o comportamento da combinação de eventos com relação ao controle dos insetos e seus efeitos sobre a qualidade e a produção dos grãos.

Proteção contra insetos acima do solo

De acordo com a empresa, os testes de campo confirmaram a eficiência do SmartStax na redução de três importantes pragas do milho: a lagarta-da-espiga (

); o western corn cutworm (

), um tipo de lagarta-de-rosca; e a lagarta-do-cartucho (

). Os híbridos com SmartStax ofereceram maior proteção contra insetos do que híbridos com eventos de ação única HERCULEX XTRA Insect Protection e YieldGard VT Triple PRO.

Além disso, durante os ensaios, o SmartStax mostrou controle de diversas espécies de brocas-do-colmo, como a

, e controlou a lagarta-rosca

. "O SmartStax se mostrará especialmente eficiente na proteção de plantas jovens do milho submetidas a uma pressão extrema dessa lagarta-rosca", afirmou Hendrix.

Fonte: MLA Comunicações - (11) 3811-2827

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro