Dow AgroSciences incentiva a pesquisa e premia trabalho de redução de deriva no Sintag 2011

30.09.2011 | 20:59 (UTC -3)

A Dow AgroSciences, além de ser uma das patrocinadoras do Simpósio Internacional de Tecnologia de Aplicação de Agrotóxicos (Sintag), que aconteceu de 12 a 14 de setembro em Cuiabá (MT), realizou o concurso que premiou os trabalhos sobre melhores práticas de redução de deriva de defensivos agrícolas.

O grande vencedor foi o trabalho "Classificação do Risco de Deriva para o Planejamento das Aplicações de Produtos Fitossanitários", que destacou as melhores alternativas para reduzir a deriva a campo. Entre as medidas empregadas para minimizar o potencial de impacto do problema,figura autilização do espectro de gotas adequado para cada situação.

O objetivo do trabalho, segundo um de seus idealizadores, Ulisses Antuniassi, foi desenvolver um sistema de classificação de técnicas de redução de deriva baseada em ensaios de túnel de vento, visando o auxílio no processo de escolha das técnicas de aplicação com base no seu potencial de redução do risco de deriva.

Veja quem foram os três primeiros colocados:

1º lugar

Fernando Carvalho, Rodolfo Chechetto, Caroline Vilela, Anne Silva, Alisson Mota, Rone Oliveira, Ulisses Antuniassi

"Classificação do Risco de Deriva para o Planejamento das Aplicações de Produtos Fitossanitários"

2º lugar

Marco Gandolfo, Eder de Moraes, Marcella de Jesus, Ulisses Gandolfo, Marina Piovesan, Natália de Oliveira

"Avaliação do Potencial de Deriva da Mistura do 2,4-D com Glyphosate"

3º lugar

Caio Carbonari, Edivaldo Domingues Velini, Marcelo Boschiero, Weber Valério

"Avaliação da Deriva em Aplicações de Herbicida em Cana-de-Açúcar"

Os três trabalhos vencedores receberam premiação em dinheiro. O primeiro colocadodo concurso teráainda seu trabalho publicado em uma revista de interesse e apresentará seu projeto aos executivos da Dow AgroSciences na sede da empresa no Brasil.

"Premiar trabalhos onde o foco é uso correto e seguro dos produtos no campo estimula a pesquisa de novas técnicas para a redução da deriva. E esse é o futuro que a empresa busca, essa é a contribuição que a Dow AgroSciences quer dar à agricultura brasileira", diz Marcus Fiorini, Líder de Pesquisa e Desenvolvimento no Campo da Dow AgroSciences.

Para participar dos debates sobre a importância do processo de aplicação e o que a deriva pode causar, a empresa trouxe ao Sintag 2011 o líder global da empresa em pesquisas sobre Tecnologia de Aplicação, David Hillger. Ele falou sobre as inovações da Dow AgroSciences nesse sentido e classificoua iniciativa de promover o concurso como "essencial".

"Estar no Sintag e ter a oportunidade de assistir às apresentações de alunos e professores preocupados em produzir alimentos de qualidade atentando para o meio ambiente foi extremamente relevante para mim. O trabalho vencedor impressionou particularmente pelas técnicas de calibração de pulverizadores tão grandes, reduzindo ao máximo a deriva. O incentivo à pesquisa é indispensável", assinala David.

Mario Von Zuben, diretor de Registros e Relações Institucionais da Dow AgroSciences, avalia o evento como uma oportunidade para trocar pareceres e manter-se informado sobre as inovações em sistemas de aplicação. "A programação do evento esteve impecável e a pesquisa éabsolutamente necessária para que o agronegócio evolua em todos os seus setores", afirma.

De acordo com a especialista em Product Stewardship de defensivos da Dow AgroSciences Valeska De Laquila, "o Sintag 2011 foi uma importante oportunidade para a empresa dar continuidade ao trabalho de orientação e disseminação das boas práticas aos produtores", conclui.

Assim, a Dow AgroSciences cumpre com um de seus principais objetivos: incentivar iniciativas que disseminam as boas práticas e o uso correto de tecnologia. E antevê para 2013 uma nova edição do concurso, potencializando, assim, comportamentos mais corretos e seguros nos campos brasileiros.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025