Dois novos produtos Case IH disponíveis no Mais Alimentos

02.09.2011 | 20:59 (UTC -3)
Paula Fiuza

Depois do sucesso com o trator Farmall 80 no programa federal Mais Alimentos, a Case IH passa a oferecer aos pequenos e médios produtores rurais brasileiros dois novos equipamentos por meio das linhas de financiamento do programa. As colhedoras de cana A4000 e a de café Coffee Express 100 foram incluídas e já podem ser comercializadas com todos os benefícios do programa Mais Alimentos, linha de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Famíliar (Pronaf) destinada a modernizar as unidades produtivas da agricultura familiar.

Com a inclusão destes dois produtos, a Case IH passa a oferecer suas colhedoras de cana e café, além do consagrado Farmall 80 ao grupo de agricultores que antes não tinha acesso a este tipo de equipamento. A agricultura familiar representa quase 70% da produção nacional de feijão, arroz, milho, mandioca, trigo, hortifruti e ovinocaprinocultura, e ocupa 31% da área rural do país. São 14 milhões de trabalhadores que representam 77% das pessoas que trabalham na agricultura. “É para este universo de produtores que a Case IH vem direcionando seus esforços, queremos equipar o pequeno produtor para os desafios do campo, para que ele possa enfrentar esses desafios com tecnologia, agilidade e custo baixo”, afirma Cesar di Luca, diretor comercial da Case IH.

Desenvolvida para atender às necessidades dos pequenos e médios produtores de cana, a colhedora A4000 vem revolucionando a realidade do setor canavieiro no Brasil. “A colhedora A4000 representa uma nova categoria de colhedoras, a porta de acesso à mecanização de pequenos e médios fornecedores de cana. A máquina tem como nicho principal o mercado do Nordeste e áreas com solo de baixa fertilidade, cuja viabilidade econômica se dá com o plantio com espaçamento a partir de um metro. Além disso, há a necessidade de uma resposta efetiva à legislação ambiental e ao fim das queimadas”, esclarece Roberto Biasotto, especialista de produto da Case IH.

Criada para atender ao mercado de cana-de-açúcar plantada com espaçamento entre linhas reduzido (a partir de um metro), a A4000 foi projetada para que, mesmo com este sistema reduzido - muito comum na região nordeste do Brasil - o operador consiga colher uma linha por vez sem pisotear as soqueiras, aumentando a qualidade do corte, reduzindo os índices de perda e gerando maior longevidade para o canavial. A colhedora A4000 também pode ser utilizada em espaçamentos de plantio convencionais, o que lhe confere grande versatilidade. Transitando com desenvoltura em áreas pequenas e com até 7,5% de declive, além de ser a mais compacta e leve, a A4000 possui facilidade de manobra e uma excelente relação custo-benefício.

A Coffee Express 100 (tracionada), diferente das outras máquinas existentes no mercado, precisa de apenas um operador, que a partir do trator, controla também a colhedora. A máquina possui uma altura máxima de 3,975 m e centro de gravidade baixo, o que lhe confere excelente estabilidade para trabalhar em declives acentuados, de até 12%, com segurança. O conjunto trator/colhedora, de comprimento médio de 8,6 m (4,0 m + 4,6m), tem engate simples e barra de tração oscilante e livre. Isso permite manobras com grande facilidade e rapidez em áreas de giro reduzidas.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025