Docente da USP/ESALQ recebe Moção de Aplausos

13.02.2012 | 21:59 (UTC -3)
Caio Rodrigo Albuquerque

Canteiros do setor de Horticultura, do Departamento de Produção Vegetal (LPV), da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (USP/ESALQ) servem de palco para aulas práticas do curso “Inclusão social através das técnicas de jardinagem”. Coordenado pela professora Ana Maria Liner Pereira Lima, do LPV, as atividades são desenvolvidas pelos estagiários do Grupo de Estudos em Paisagismo (GEP), também sob orientação da professora Ana Maria.

Desde 2005, a docente disponibiliza o curso, contando com a ajuda de alunos e alguns técnicos do departamento. Ao longo do ano, 80 pessoas são assistidas por este projeto. São cidadãos em condição de desemprego, ou desfavorecidas economicamente, residentes nos bairros da periferia de Piracicaba. Durante sete semanas, às quartas-feiras, são oferecidas aulas teóricas e práticas, versando sobre identificação e primeiro contato com as plantas ornamentais; desenvolvimento das plantas ornamentais em ambientes diferenciados; técnicas de propagação de plantas ornamentais; conceitos básicos sobre os solos dos jardins; adubação orgânica e inorgânica; produção de material compostado; controle de pragas e doenças, nos jardins; implantação e manutenção de gramados; podas e condução das plantas; implantação e manutenção de jardins; montagem de vasos e leitura e execução de projetos paisagísticos. “Durante esse tempo todo que o curso vem sendo oferecido, muitos desses alunos, inclusive, pela importância que viram em poder estar colaborando com uma sociedade menos favorecida, sócio e economicamente, mesmo após formados, continuaram como ‘professores’ do curso, na tarefa de promover o ensino de técnicas básicas de jardinagem”, comenta a professora. O objetivo é proporcionar qualificação que encaminhe essas pessoas, muitos desempregados, chefes de família, a um desenvolvimento profissional nas áreas de manutenção e implantação de jardins. “Com isso, criamos oportunidades de inclusão no mercado de trabalho e/ou melhoria de nível de renda, além de atender a várias solicitações realizadas pela comunidade piracicabana, no que se refere aos trabalhos que a Universidade oferece à população, cumprindo a missão social que uma Universidade pública deve contemplar”, reforça Ana Maria Liner.

Por este iniciativa, Ana Maria Liner Pereira Lima recebeu, na última sexta-feira (10), das mãos do vereador André Gustavo Bandeira, a Moção de Aplausos nº130/10. A solenidade ocorreu às 14h, na Câmara de Vereadores de Piracicaba

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025