Divulgados resultados da Prova de Ganho de Peso Coletiva Uberbrahman

07.10.2010 | 20:59 (UTC -3)

Com o objetivo de contribuir para a evolução genética da raça Brahman e, em conseqüência, fortalecer a pecuária nacional, os selecionadores Aldo Valente e Carlos Balbino, do plantel Uberbrahman, receberam 300 convidados durante o V Encontro de Criadores Uberbrahman na fazenda Morro Alto II. Na ocasião, os selecionadores noticiaram o esperado resultado da 1ª prova de Ganho de Peso Coletiva Uberbrahman, que durante 294 dias aplicou 13 avaliações em 51 animais da raça Brahman, provenientes de 11 plantéis referência na pecuária: Casa Branca Agropastoril, Brahman Nossa Senhora Aparecida, Fazenda Querença, Brahman JLuz, Rancho Itália, Estância Nova Esperança, Brahman Nova Pousada, Brahman Muzzi, Brahman Interpar, Paulo Jesus Frange e também, plantel Uberbrahman.

 

Os animais que ficaram nas 8 primeiras posições foram classificados como “categoria elite” pois apresentaram os melhores índices nas avaliações realizadas; os demais 43 animais foram divididos nas categorias Superior, Regular e Inferior e a mensuração da prova foi auditada por dois pesquisadores de uma instituição de renome nacional. Além de todas as avaliações exigidas e constantes na PGP oficial da ABCZ, o Uberbrahman adicionou, pela primeira vez, inúmeras provas com temperamento, endoparasitas, ambiência e adaptabilidade, marcadores moleculares, andrológico aos 15 e 18 meses e avaliação de carcaça por ultrasonografia, que foram viabilizadas em parcerias com técnicos de renome e universidades. “Todo este trabalho criterioso transformou esta PGP na mais completa prova já realizada no Brasil e no mundo”, ressaltou Aldo Valente.

 

O animal que se classificou em primeiro lugar foi Mister Querença 4040, da Fazenda Querença de Inhaúma/ MG - filho do Grande Campeão Nacional Mr. Querença 1670. 4040 conquistou um índice de 122,9 e com ganho a pasto de 500 g/dia, considerado uma marca excepcional, considerando que nesta época do ano a maioria do gado perde peso - além de se classificar na “categoria elite” também nas provas de: Ganho de Peso, Peso calculado aos 550 dias de idade, Circunferência Escrotal, Espessura de Gordura e Epmuras; o vice-campeão foi Cabr Farisco 1363 da Casa Branca Agropecuária de Fama/ MG e o terceiro colocado foi Mister Nova Pousada Poi 1597, da Fazenda Nova Pousada, de Aparecida do Rio Doce/ GO.

 

No site www.uberbrahman.com.br será disponibilizada a classificação completa de todos os animais.

 

Porém, independente do primeiro colocado nas avaliações realizadas, esta PGP realizada pelo Uberbrahman consagra no mercado pecuário todos os animais participantes, pois apenas aqueles de genética excepcional foram selecionados para enfrentar as avaliações. E todos os resultados mensurados em cada indivíduo exaltam qualidades específicas imprescindíveis para a raça. O selecionador Aldo Valente ressalva que a seriedade e importância dos resultados obtidos através desta Prova também é confirmada pela ABCZ, que emitiu um Certificado Oficial para todos os animais que obtiveram as Classificações “Elite” e “Superior”. Este certificado será chancelado pelo MAPA.

 

Ele complementa que, além da ABCZ e MAPA, a Unipac – Uberlândia e a Universidade Federal de Uberlândia também estiveram envolvidas no acompanhamento da prova e contou, ainda, com o apoio e acompanhamento da Associação dos Criadores de Brahman do Brasil. “Reunimos nesta PGP animais extraordinários e que representam muito bem a média da raça Brahman a nível Brasil, pois são provenientes de alguns dos mais sérios plantéis. Além disso, as avaliações começaram nas águas e terminaram na seca, o que submeteu os bovinos à uma prova invertida, ou seja, desafiando ao máximo a potencialidade de cada indivíduo”, ele completou.

 

Também presente no evento Uberbrahman estava o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Brahman, Amauri Dimarzio. Segundo ele, esta PGP demonstrou resultados que servirão como base para o bem de todos. “Precisamos divulgar para toda raça Brahman no Brasil e no mundo e, também, para outras raças, pois o trabalho realizado pelo plantel Uberbrahman é um diferencial que deve ser visto como exemplo por todos os selecionadores”, ele ressaltou.

 

Lauro Fraga, Gerente de Melhoramento Genético da ABCZ, explanou ao público presente que as provas á pasto oferecem aos criadores a chance de comparar os animais no mesmo ambiente e identificar os que se sobressaem, buscando ressaltar as qualidades. “A PGP avalia não apenas o quesito “Peso” mas, também, o Peso ajustado aos 550 dias, a conformação de tipo e aprumos. E os animais a pasto com 18 meses que apresentam melhores conformações que outros aos 3 anos manterão a mesma conformação para suas gerações, o que resultará em uma família de animais geneticamente superiores”, ele concluiu.

 

Os benefícios que esta PGP agregarão ao mercado não param por aí, pois os maiores destaques dadesta PGP Coletiva a pasto UberBrahman serão disponibilizados a venda no Leilão Internacional de Touros que acontecerá dia 23/10/2010 a partir das 13h durante o XV Congresso Mundial da Raça Brahman, em Uberaba/ MG, no Tatersal ABCZ. O leilão contará com transmissão pelo Canal Terra Viva.

 

Os interessados em conhecer com mais profundidade os animais que participaram destas provas poderão, também, visitar a Fazenda Morro Alto II durante o FarmTour Uberbrahman, que acontecerá dia 19 de outubro e também fará parte da programação oficial do Congresso Mundial.

 

Criadores e investidores na raça Brahman que precisarem de informações aprofundadas sobre os resultados obtidos através desta PGP Uberbrahman podem entrar em contato através do e-mail fazendas@valedent.com.br com Thiago Camargo ou pelo site: www.uberbrahman.com.br

 

Luciene Gazeta

Matriz da Comunicação Assessoria

(15) 3411-9669

redacao@matrizdacomunicacao.com.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025