"Apesar da atual volatilidade do mercado, nosso negócio de Crop Science está bem posicionado para atender às futuras necessidades dos clientes, do mercado e da sociedade", disse Liam Condon, membro do Conselho de Administração da Bayer e Presidente da Divisão Crop Science, durante sua apresentação no evento Future of Farming Dialog 2017, realizado entre 18 e 20 de setembro.
O evento, promovido pela Bayer, reuniu lideranças e influenciadores de todo o setor agrícola para destacar a necessidade de cooperação entre vários grupos - representantes do setor, do governo, de universidades, de ONGs e das esferas pública e privada - para tornar o sistema alimentar do mundo mais sustentável e, assim, adequado para o futuro.
"Os mercados mundiais de Sementes e Proteção de Cultivos continuarão voláteis em 2017, após um ano anterior fraco", observou Condon. No entanto, o elevado crescimento populacional, os padrões de consumo e a crescente demanda dos consumidores por alimentos produzidos de forma sustentável terão impacto positivo na produção de alimentos, no comércio agrícola global e, finalmente, na rentabilidade do setor. "Combinados com a crescente demanda global por rações e biocombustíveis, esses fatores levarão a um aumento de demanda a longo prazo que impulsionará nossos negócios", afirmou Condon.
Os negócios devem voltar ao normal no Brasil em 2018
Sempre pode haver volatilidade de curto prazo em uma empresa dependente do clima e da incidência de pragas e doenças, especialmente em climas tropicais como do Brasil. "Nos últimos dois anos, a diminuição da pressão de pragas e a seca nas principais regiões do país levaram a uma queda na demanda por inseticidas e fungicidas", explicou Condon. "Tivemos um declínio significativo em vendas e ganhos devido a níveis historicamente altos de estoques nos canais de distribuição no final da safra 16/17 no Brasil". A situação de estoque elevado afeta todo o mercado, mas a Bayer deve ser mais afetada devido à sua forte posição em ambos os segmentos de inseticidas e fungicidas. Medidas foram iniciadas para voltarmos a uma situação normal como, por exemplo, a realocação de produtos em diferentes mercados e menos "sell-in".
"Para o ano de 2018, prevemos que o Brasil voltará a crescer", disse Condon durante seu discurso na conferência. Conforme indicado anteriormente durante o anúncio dos resultados do segundo trimestre, devido às provisões para o Brasil, a Bayer espera um faturamento inferior a EUR 10 bilhões (anteriormente: mais de EUR 10 bilhões) para a Divisão Crop Science em 2017. Isso corresponde a uma queda de cerca de 5% ajustado aos efeitos cambiais e de portfólio.
Inovação é crucial para a agricultura sustentável
Focando em agricultura sustentável em seu discurso, Liam Condon também reafirmou o compromisso da Divisão Crop Science de investir em inovação e de desenvolver soluções agronômicas personalizadas para agricultores, que atendam às suas necessidades e desafios individuais.
Neste contexto, Condon enfatizou que a aquisição planejada da Monsanto representa uma grande oportunidade para moldar positivamente o futuro da agricultura. "É nossa responsabilidade garantir que inovação seja disponibilizada aos grandes e pequenos agricultores em todo o mundo. Só então poderemos fazer uma contribuição significativa para garantir um sistema alimentar mundial sustentável".
A Bayer também está empenhada em ajudar a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU relacionados ao combate à fome e à pobreza, e a promover saúde e bem-estar, além de apoiar o desenvolvimneto de cidades e comunidades sustentáveis compadrões responsáveis de consumo e produção, bem como ações climáticas e parcerias.
Progresso na aquisição planejada da Monsanto / Fechamento previsto para o início de 2018
Quanto ao processo e ao prazo da aquisição, Condon disse que a empresa está fazendo progresso. No final de junho de 2017, a Bayer entrou com um pedido para obter aprovação antitruste da Comissão Europeia. Em 22 de agosto, a Comissão Europeia iniciou uma investigação de Fase II.
Em consulta com a Comissão Europeia, a Bayer submeteu uma solicitação na segunda-feira, 18 de setembro, para prorrogar o prazo de revisão em dez dias úteis, até 22 de janeiro de 2018, com o objetivo de facilitar uma avaliação adequada, dado o tamanho da operação. "Em vista disso, é mais provável que ocorra um fechamento da operação no início de 2018, do que no final de 2017", ponderou Condon. A Bayer submeteu pedidos de autorização a quase todas as cerca de 30 autoridades e já recebeu aprovações de mais de um terço delas.
Produtos de Agricultura Digital lançados com sucesso em mais de 30 países
Condon também abordou os esforços da empresa no campo das tecnologias digitais. "Nos comprometemos a investir pelo menos EUR 200 milhões em Digital Farming entre 2015 e 2020. Hoje, a maioria das novas máquinas agrícolas já está equipada com recursos de agricultura de precisão. Novas ferramentas ajudam os agricultores a otimizarem o uso de insumos, como fertilizantes e produtos de proteção de cultivos, com melhorias em produtividade e qualidade. "Tecnologias inovadoras de agricultura digital ajudam grandes e pequenos agricultores a produzirem cultivos mais saudáveis, de forma mais eficiente e sustentável", analisou Condon.
As soluções de Digital Farming também vão ao encontro das crescentes exigências da sociedade em termos de transparência e sustentabilidade. "E nós estamos colaborando com parceiros altamente competentes, como a Bosch e a FaunaPhotonics, com universidades, startups e organizações sem fins lucrativos, como a Quantified Planet. Ao doar e compartilhar informações proprietárias, estamos contribuindo com a pesquisa sobre biodiversidade em benefício da agricultura e da sociedade".
Atualmente, a Bayer oferece soluções digitais em mais de 30 países e tem como objetivo alcançar uma expansão mais rápida. As novas tecnologias têm enorme potencial, não apenas em países como o Canadá, Estados Unidos, Brasil, Alemanha, França, Ucrânia e Rússia, mas também para pequenos agricultores em países em desenvolvimento. Permitir que os pequenos agricultores alcancem seu potencial agrícola é fundamental para aumentar a produtividade de forma sustentável e para melhorar a vida de suas famílias e comunidades.
Investimento de aproximadamente EUR 1 bilhão em P&D
Durante seu discurso, Condon foi acompanhado por Adrian Percy, responsável global de Pesquisa e Desenvolvimento da Divisão Crop Science, que compartilhou mais informações sobre o pipeline de P&D e investimentos da Bayer. "Na Bayer, investimos aproximadamente EUR 1 bilhão em pesquisa e desenvolvimento a cada ano para colocar novos produtos no mercado e assim enfrentarmosos principais desafios que afetam os agricultores em todo o mundo", apontou Percy. "Assumimos a responsabilidade de ouvir nossos clientes para entender os problemas específicos que enfrentam em cada país e em cada região, o que nos capacita a oferecer soluções agronômicas personalizadas que melhor se adaptem às suas necessidades individuais".
O pipeline de P&D da Crop Science levará 15 novos produtos aos agricultores até 2020
"Temos muito orgulho de nossas soluções inovadoras, como nossos fungicidas Luna e Aviator Xpro, bem como de nosso inseticida Sivanto, que são demonstrações de nossa capacidade de inovar. Isso sem mencionar nossas sementes de soja LibertyLink e as variedades híbridas de canola InVigor, com nossa tecnologia patenteada de redução de quebra de vagens", disse Percy. "Esses produtos se tornaram importantes geradores de receita em apenas alguns anos". A Bayer tem diversas soluções de proteção de cultivos biológicas em seu pipeline, por exemplo o Poncho™/VOTiVO™ 2.0. O segundo, uma bactéria complementar aumenta a produtividade do solo em torno da raiz, resultando em um aumento dos nutrientes disponíveis para utilização pela planta.
Percy também apresentou o atual pipeline de P&D da Crop Science, com 15 ingredientes ativos e traits / combinações de traits a serem lançados entre 2017 e 2020. O pipeline integrado também contém mais de 100 projetos de gestão de ciclo de vida, bem como centenas de novas variedades de sementes em culturas vegetais e cultivos extensivos. As atividades globais de P&D serão orientadas por metas com o principal objetivo de atender às principais necessidades ainda não solucionadas de produtores em todo o mundo, com futuras inovações em proteção de cultivos químicas e biológicas, bem como sementes e traits.
Embora a Bayer tenha uma equipe interna de P&D renomada mundialmente trabalhando em inovação, a empresa também estabeleceu uma plataforma de inovação externa bem-sucedida para capitalizar a experiência e a força de muitas instituições, organizações acadêmicas e do setor, bem como startups com objetivos e metas comuns. "Por meio de parcerias estratégicas de pesquisa, ferramentas de financiamento coletivo e de capital de risco, estamos colaborando em várias frentes para garantir que possamos continuar sendo pioneiros em inovação na agricultura", afirmou Percy. Recentemente, a Bayer e a Ginkgo Bioworks, de Boston, celebraram um contrato para criar uma nova empresa focada no microbioma vegetal, com foco inicial na fixação de nitrogênio. Desenvolver as habilidadesdos micróbios para disponibilizar fertilizantes nitrogenados para plantas oferece um grande benefício potencial para uma agricultura sustentável e soluções inovadoras para enfrentar os maiores desafios dos agricultores.
O custo da inovação está aumentando
Nos últimos anos, o investimento médio necessário para colocar um produto novo no mercado aumentou, impulsionado fortemente pelo aumento das exigências regulatórias. Percy está convencido de que a Bayer está fazendo a diferença por meio de ciência de ponta e que a empresa está ajudando agricultores em todo o mundo a produzirem alimentos, rações e fibras de qualidade e de forma sustentável.
"Para proteger esses investimentos, precisamos de um ambiente político e regulatório que promova a inovação e a colaboração ao longo de toda a cadeia de valor", apontou Percy. "Nosso setor depende da pesquisa científica para oferecer as tecnologias transformadoras necessárias para o futuro da segurança alimentar. Se o público não confiar em nossa ciência, essa segurança pode estar ameaçada."
Compromisso com transparência
Percy também reiterou o compromisso da empresa com segurança e transparência e fez referência a uma iniciativa da Bayer para conceder acesso a informações de estudos sobre a segurança da proteção de cultivos utilizadas no processo de registro. Inicialmente, resumos de estudos relacionados à segurança de substâncias ativas serão disponibilizados por meio de um portal online desenvolvido pela Bayer. Outras informações serão fornecidas na forma de tutoriais em vídeo, infográficos e materiais científicos mais detalhados. O site irá ao ar no final de 2017. Na próxima fase, os usuários também poderão solicitar acesso a relatórios completos e aprofundados de estudos relacionados à segurança de produto.
"Queremos que todos, desde o público em geral até os membros da comunidade científica, possam acessar as informações que quiserem de forma rápida e fácil de entender", disse Percy. "Também queremos que o público compreenda o porquê e como realizamos os estudos de segurança. Esta é uma ótima oportunidade para um diálogo benéfico com o público sobre como a Bayer garante a segurança de seus produtos."
Aceitação social é fundamental para reduzir a lacuna que separa o produtor do consumidor
"Vivemos em uma era de pós-verdade em que o populismo e a polarização política comprometem a aceitação da ciência moderna", afirmou Liam Condon em seu discurso de abertura. "Fatos científicos bem estabelecidos são questionados por pessoas que preferem acreditar em rumores e campanhas emotivas", continuou, citando um recente vencedor do Prêmio Nobel: "Ganhar a confiança do consumidor abre caminho para os avanços científicos necessários para garantir alimentos saudáveis para uma população crescente".
Ao encerrar seu discurso ao público reunido na sede global da Crop Science, Percy enfatizou a necessidade de todos os profissionais do setor estarem mais atentos às preocupações dos consumidores e de ajudarem a responder de forma clara e transparente às suas dúvidas relativas às inovações agrícolas. De acordo com uma recente pesquisa global realizada pela Bayer com dez mil pessoas em dez países, mais de 90% dos entrevistados acreditam que garantir alimentos seguros, acessíveis e nutritivos para todos por meio da inovação é uma questão urgente. No entanto, muitos consumidores continuam emocionalmente céticos no que diz respeito a confiar na ciência e pesquisa.
"A aceitação da sociedade é fundamental", ponderou Percy, que pediu uma abordagem de toda a cadeia de valor para engajar melhor a sociedade , especialmente consumidores mais jovens, ao ouvir de forma ativa, por meio de diálogo aberto e de uma educação a respeito dos benefícios da inovação. "É por isso que reunimos um grupo tão diverso no Future of Farming Dialog deste ano, unindo as principais vozes." O programa AgVocacy, da Bayer, por exemplo, fornece treinamento completo aos seus stakeholders para ajudá-los a compartilhar e explicar seu trabalho aos consumidores, enquanto programas agrícolas como o BayLabs, o Youth Ag-Summit e o Making Science Make Sense ajudam a apresentar a próxima geração a uma ciência sólida. Além disso, o Programa Bayer Bee Care, bem como a iniciativa Bayer ForwardFarming são importantes plataformas de diálogo que ajudam a fechar a lacuna entre o produtor e o consumidor.
"Sem as pesquisas do setor, as inovações agrícolas projetadas para atender às nossas necessidades alimentares futuras seriam muito escassas. Como cientistas, nosso desafio é engajarmos e comunicarmos efetivamente essas questões", resumiu Percy. "O futuro dos alimentos depende de um vínculo mais forte entre a agricultura e a sociedade."
Bayer: Science For A Better Life (Ciência para uma Vida Melhor)
A Bayer é uma empresa global focada em Ciências da Vida nas áreas de cuidados com a saúde humana e animal e agricultura. Seus produtos e serviços são desenvolvidos para beneficiar as pessoas e melhorar sua qualidade de vida. Além disso, a companhia objetiva criar valor por meio da inovação. A Bayer é comprometida com os princípios do desenvolvimento sustentável e com suas responsabilidades sociais e éticas como uma empresa cidadã. Em 2016, o grupo empregou cerca de 115 mil pessoas e obteve vendas de € 46.8 bilhões. Os investimentos totalizaram € 2.6 bilhões e as despesas com Pesquisa & Desenvolvimento somaram € 4.7 bilhões. Esses números incluem os negócios de polímeros de alta tecnologia, que foram lançados no mercado de ações como companhia independente nomeada Covestro, em 06 de outubro de 2015.