Diversificação de culturas impulsiona o sucesso agropecuário de Goiás

Estado se destaca por resultados positivos na produção de itens atípicos da região, como o trigo

13.09.2024 | 14:55 (UTC -3)
Revista Cultivar, a partir de informações de Ana Flávia Marinho
Foto: divulgação
Foto: divulgação

O Estado de Goiás, conhecido por sua produção agrícola, vem se destacando por resultados expressivos em cultivos atípicos para a região, como o trigo. Apesar de não encontrar condições climáticas ideais na região, a cultura teve um desempenho surpreendente. O Estado alcançou 234,6 mil toneladas na última safra, representando 69,8% da produção do Centro-Oeste e 2,7% da produção nacional, posicionando-se como o maior produtor de trigo fora das regiões Sul e Sudeste.

Segundo Rezende, o sucesso do trigo em Goiás deve-se à pesquisa e ao desenvolvimento de variedades adaptadas ao clima local, além do uso de tecnologias avançadas de irrigação. “Essa expansão tem ocorrido especialmente por intermédio da pesquisa e desenvolvimento de cultivares com maior potencial de adaptação e rendimento, e da utilização de tecnologias de irrigação de ponta”, explica Pedro Leonardo Rezende, secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás.

Outro exemplo é a safra de 2024 de café arábica, que apresentou crescimento de 10,3% na área plantada e um impressionante aumento de 30,6% na produção, comparado ao ano anterior. Esse salto na produtividade, de 18,4%, reflete o empenho dos produtores em enfrentar os desafios climáticos. “Enfrentamos desafios climáticos, mas a resiliência e a dedicação dos nossos agricultores possibilitaram que a cafeicultura alcançasse esse expressivo aumento na produtividade”, destaca.

O desempenho positivo de Goiás em culturas diversas demonstra a importância da inovação e da resiliência no setor agropecuário, consolidando o Estado como um polo produtivo que vai além de suas fronteiras tradicionais.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro