Dissertação estuda estrutura da vegetação ciliar do Córrego dos Bois no Parque Estadual da Lapa Grande

24.03.2011 | 20:59 (UTC -3)

Foi aprovada pela banca examinadora do curso de Mestrado em Ciências Agrária do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG, a dissertação “Estrutura e Variação Florística da Comunidade Arbórea-Arbustiva Da Floresta Ciliar do Córrego dos Bois, Parque Estadual Lapa Grande, Montes Claros/MG”, de Maria Clara Oliveira Durães. O objetivo do estudo era gerar informações para o conhecimento da flora do Norte de Minas Gerais e ainda fornecer uma lista de espécies da flora local para auxiliar na elaboração do plano de manejo do Parque Estadual Lapa Grande.

 

Segundo Maria Clara o estudo ecológico em Florestas Ciliares é importante para a preservação de todo o ecossistema. “Tendo em vista que estas florestas são de grande relevância para a manutenção de serviços ecológicos tais como, garantir a qualidade dos recursos hídricos e preservação da flora e da fauna regionais, beneficiando como área mantedora da biodiversidade local” justifica.

 

O estudo possibilitou a elaboração de uma lista com 81 espécies da flora regional, dentre estas, espécies consideradas raras. “Na lista são encontradas desde espécies típicas das Florestas Ciliares, adaptadas as áreas úmidas, até espécies típicas da Floresta Estacional Decidual, adaptadas a solos secos e com afloramento calcáreo. Além disto, as espécies nativas identificadas possuem grande potencial para serem utilizados em projetos de recomposição florestal em áreas degradadas, revertendo o quadro de degradação ambiental muitas vezes existente nas propriedades”, explicou Maria Clara.

 

A lista de espécies da flora local, resultado da pesquisa, poderá servir como referência florística-estrutural para execução de ações de conservação e subsídio para estudos de regeneração e recomposição de áreas degradadas dentro e no entorno da Unidade de Conservação. Além disso auxilia a composição de sistemas agroflorestais (SAF’S), que poderão ser implantados em projetos desenvolvidos nas comunidades do entorno do Parque Estadual da Lapa Grande.

 

Título: “Estrutura e Variação Florística da Comunidade Arbórea-Arbustiva Da Floresta Ciliar do Córrego dos Bois, Parque Estadual Lapa Grande, Montes Claros/MG”

 

Acadêmica: Maria Clara Oliveira Durães – Turma 2009/01

Orientadora: Prof.ª Dr.ª Nilza de Lima Pereira Sales

Co-Orientadora: Aneliza de Almeida Miranda-Melo, Gerente do Parque Estadual da Lapa Grande (IEF).

 

Maria Fernanda Ruas

Assessoria de Comunicação

Instituto de Ciências Agrárias / UFMG

(38) 2101-7773

ascom.ica.ufmg@gmail.com

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025