Dissertação comprova uso sustentável de plantas daninhas em culturas de Eucalipto

10.08.2011 | 20:59 (UTC -3)
Maria Fernanda Ruas

O Mestrado em Ciência Agrárias do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG realizou, no dia 14 de julho, a defesa pública da dissertação de título “Ecologia e Dinâmica de Plantas Daninhas em Cultivo de Eucalipto em Diferentes Relevos”, do acadêmico Otávio Cardoso Filho, que foi aprovada pela banca examinadora.

Segundo Otávio, o objetivo da pesquisa foi avaliar o comportamento das plantas daninhas em cultivo de Eucalipto ao logo do tempo, em função do tipo de relevo e do desenvolvimento da cultura. Além disso, a pesquisa pretendeu identificar espécies de plantas daninhas que podem ser usadas de forma sustentável pela comunidade como ornamentais, medicinais, forrageiras e até na fixação de nitrogênio e tóxicas. “A pesquisa é importante porque permitiu conhecer alternativas sustentáveis para plantas daninhas em cultivos de eucalipto”, disse.

A pesquisa aconteceu em parceria com a CENIBRA (Celulose Nipo Brasileira) e as atividades foram realizadas em projetos florestais da Empresa, nos municípios de Guanhães e Santana do Paraíso, que apresentaram melhores condições para condução do estudo.

Otávio explica que no município de Santana do Paraíso, foram encontrados os seguintes resultados: “um total de 3.893 indivíduos, distribuídos em 18 famílias e 61 espécies, com 17 delas medicinais, 4 alimentícias, 5 com potencial na fixação do nitrogênio, 18 forrageiras, 2 tóxicas e 4 ornamentais. Já em Guanhães os resultados foram: 1.166 indivíduos, 13 famílias e 58 espécies, com 17 delas medicinais, 4 alimentícias, 7 fixadoras de nitrogênio, 12 forrageiras, 2 tóxicas e 4 ornamentais”. Ele afirma ainda que os resultados permitem perceber que “o desenvolvimento das plantas daninhas, ao longo do tempo, depende do tipo de relevo e do desenvolvimento do eucalipto”.

“A pesquisa aponta espécies de plantas daninhas que favorecem alternativas sustentáveis de uso e ainda adoção de estratégias adequadas para o seu manejo”, encerrou Otávio.

Título: Ecologia e Dinâmica de Plantas Daninhas em Cultivo de Eucalipto em Diferentes Relevos

Acadêmico: Otávio Cardoso Filho

Orientador: Leonardo David Tuffi Santos

Instituto de Ciências Agrárias/UFMG

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025