Começa na segunda-feira (7) serviço Alerta Geada do Iapar
Na tarde de domingo (6), dirigentes da Federación Internacional de Criadores de Ganado Cebu (Ficebu) se reuniram na sede da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) para discutir pontos cruciais na seleção, na criação e no desenvolvimento das raças zebuínas. Entre eles, a padronização de um biotipo animal voltado à produtividade, respeitando as características de cada raça. Para o presidente da Ficebu, Fabio Jaramillo, os criadores de gado puro têm papel fundamental na consolidação deste conceito. “Devemos selecionar o rebanho de olho na produção comercial, pois é o segmento com maiores oportunidades de crescimento para a pecuária. Quando o produtor de gado comercial tem lucratividade, há reflexos positivos para toda a cadeia”, analisa o dirigente.
Jaramillo também chamou a atenção para o aproveitamento de estudos científicos sobre o zebu, como é o caso das pesquisas sobre genoma. “Há grande esforço das associações de criadores, dos governos e de entidades particulares para assegurar a geração de animais com produtividade superior quanto à fertilidade, desempenho e qualidade de carne e leite”, comenta. Tal preocupação também está relacionada a mudanças de proporções mundiais. “Com o aumento da população global, os cereais serão direcionados à alimentação humana, portanto, haverá cada vez mais espaço para o gado criado a pasto. Essa condição é um estímulo à produção do zebu”.
O julgamento dos animais em pista deve estar em sintonia com esse direcionamento. Esse foi outro ponto discutido durante a reunião da Ficebu. Jaramillo afirma que há evolução significativa nas avaliações em pista, mas que é preciso olhar com cuidado para países que ainda não têm colégio de jurados e não fazem atualizações de seus juízes. “Acabam convidando jurados de outras raças que não zebuínas, e isso pode interferir no direcionamento da seleção”, alerta o dirigente. Mas destaca que no Brasil há mudanças positivas. “Está tudo mais dinâmico”.
De acordo com o superintendente técnico da ABCZ, Luiz Antonio Josahkian, esse avanço é resultado dos esforços da entidade para capacitar e atualizar seu Colégio de Jurados.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura