Inscrições abertas para concurso da UFSM
A Fazenda Santa Brígida, a Escola de Agronomia da Universidade Estadual de Goiás/Campus Ipameri e a Embrapa convidam para o 3º Dia de Campo Integração-Lavoura-Pecuária, a se realizar em 05 e 06 de março de 2009, das 8h às 12h. Esta edição contará com uma novidade. Pela primeira vez, o elemento floresta será abordado no sistema de integração agrícola.
A exemplo do ano anterior, são esperados mais de 300 participantes, entre produtores rurais, técnicos, profissionais do ramo do agronegócio, professores e estudantes.
Dentre as parcelas experimentais que serão apresentadas ao público, estão: consórcio de milho e leguminosa, visando a redução da necessidade de nitrogênio mineral; alternativas de controle da ferrugem da soja; manejo do solo e de nitrogênio para a cultura do milho, sorgo, soja e arroz; época de dessecação de diferentes palhadas para o sistema plantio direto no cultivo do milho, soja, arroz, feijão e sorgo; opções de integração lavoura e pecuária com arroz, milho, sorgo, soja e girassol; efeito da adubação residual em pastagem; sistemas agrosilvipastoris com o arroz e o milho; e sistema de cultivo de sorgo e milho em consórcio com guandu em pastagem em fase de degradação, utilizando a técnica de dessecação parcial na linha de plantio.
Os participantes do evento também poderão conferir o desempenho a campo de cultivares de arroz e de feijão em sistema plantio direto e convencional, variedades de feijões especiais tipo exportação, sorgo forrageiro e granífero, milho doce e granífero, soja, girassol, caupi, algodão e gergelim.
Para saber mais sobre o dia de campo, o contato é o número da Embrapa Arroz e Feijão (62) 3533-2110 ou o telefone da Fazenda Santa Brígida (64) 9959-0699.
ESCLARECIMENTOS ADICIONAIS
O dia-de-campo sobre o Sistema Integração Lavoura/Pecuária/Floresta na Fazenda Santa Brígida, em Ipameri, está na 3ª edição. Seguem alguns esclarecimentos sobre o evento, divulgados pelos organizadores:
Atividades em função do público
Observe que o evento ocorrerá em dois dias.
O primeiro dia - 5 de março de 2009 - está reservado para autoridades e produtores. Neste dia, o dia-de-campo terá um caráter estratégico e prático.
Estratégico pois o programa prevê apresentações que relacionam experimentação e transferência do sistema com sustentabilidade e desenvolvimento regional.
Prático pois comparará a situação atual da fazenda com a situação anterior, quando predominavam pastos degradados. Atualmente, além de produzir leite e carne, cultiva soja e milho com bom potencial produtivo e menor utilização de insumos.
O evento será complementado por depoimentos de produtores que adotaram o sistema.
O segundo dia - 6 de março de 2009 - está destinado a técnicos e estudantes.
Este evento terá caráter basicamente técnico. Serão detalhados todos os trabalhos desenvolvidos no local. Eles são compostos de diversas espécies - arroz, feijão, caupi, milho, sorgo, soja, girassol, algodão, gergelim, milheto e pastagens - em diferentes sistemas de cultivo Com isto, o técnico e o estudante participantes terão informações que poderão ser úteis em diversas situações de sua vida profissional.
Composição do evento
Cada dia será composto das seguintes atividades:
- visita a pontos da fazenda em que o sistema foi adotado (ênfase no 1º dia);
- visita à unidade demonstrativa onde estão as diversas espécies e os diversos sistemas de cultivo (ênfase no 2º dia);
- palestras;
- depoimentos de autoridades e produtores (1º dia) e de técnicos/produtores (2º dia);
- plantão de especialistas para atendimento de consultas.
Pedimos que cada participante leve sua ficha de inscrição pronta para agilizar o evento.
Rodrigo Peixoto de Barros
Embrapa Arroz e Feijão
(62) 3533-2108 /
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura