Safra de milho poderá ser uma das melhores da história do Rio Grande do Sul
As culturas de soja e milho têm peso significativo para o agronegócio na região Norte do Paraná. Criar estratégias no campo e utilizar tecnologias para o plantio e colheita nas safras de verão e inverno são fundamentais para o sucesso em produtividade. Com o intuito de apresentar as principais novidades de ambos os sistemas produtivos, aconteceu neste sábado (7) pela manhã, em Londrina, o 2º Encontro de Tecnologias de Implantação e Manejo das Culturas do Milho e da Soja, organizado pelo curso de agronomia da UniFil. O evento reuniu em torno de 300 estudantes, professores, pesquisadores e alguns produtores da região.
Pesquisadores do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Embrapa Soja e Embrapa Milho e Sorgo abordaram temas práticos aos participantes em sete estações: fitopatologia (identificação, manejo e controle de doenças da soja), entomologia (manejo de resistência de pragas e doenças), plantas daninhas, espaçamento das culturas, milhos especiais, compactação do solo (sistema de plantio direto) e fertilidade (fixação biológica do nitrogênio).
O professor do curso de agronomia da Unifil e funcionário da Embrapa Soja na área de manejo de culturas e solo, Esmael Lopes dos Santos, explicou que a ideia do dia de campo foi mostrar soluções práticas para problemas recorrentes nas lavouras de soja e milho. "Eu acredito que o produtor muitas vezes possui a informação, mas tem dificuldade de aplicar na prática o conhecimento. Foi o que apresentamos aqui no evento e também aos alunos, que puderam aprender como funciona um dia de campo e tiveram contato direto com os pesquisadores de diferentes áreas".
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura