Dia de Campo realizado pela CATI e por parceiros reúne mais de 150 interessados na cultura do cacau

Cultura vem se firmando como alternativa viável dos pontos de vista econômico, social e ambiental, em consórcio com a seringueira, uma das principais atividades do noroeste paulista

02.03.2022 | 13:56 (UTC -3)
Cleusa Pinheiro/Imprensa CATI

São Paulo terá cacau. E cacau de qualidade, produzido com sustentabilidade. Essa foi a constatação do público do Dia de Campo, formado por produtores, técnicos de diversas regiões da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, pesquisadores e interessado na cultura, que vem se firmando como alternativa viável dos pontos de vista econômico, social e ambiental, em consórcio com a seringueira, uma das principais atividades do noroeste paulista.

Realizado no município de Nova Granada, em 24 de fevereiro, o evento integra o Projeto Cacau e Seringueira, executado pela CATI em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto (Acirp), com apoio da Fundação Cargill e da Ceplac (Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira), órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Em três estações conduzidas pelos extensionistas da CATI Regional São José do Rio Preto, os participantes puderam conhecer os principais sistemas de produção recomendados, instalados na Unidade de Adaptação de Tecnologia (UAT) da Fazenda Rio Preto. O mercado de cacau foi abordado pelo representante da empresa Cargill Cacau e Chocolate.

Atualmente, após intenso trabalho de adaptação e divulgação de tecnologia, a CATI celebra a evolução da área plantada na região de São José do Rio Preto de 10 hectares, no início do Projeto, para 200 hectares, com potencial de alta produtividade e produção e amêndoas de excelente qualidade.

A abertura contou com a presença do subsecretário de Agricultura, Orlando Melo de Castro, representando o secretário de Agricultura e Abastecimento, Itamar Borges; do coordenador da CATI, Alexandre Grassi; da prefeita municipal de Nova Granada, Tania Yugar; do superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar--SP), Mário Biral; do diretor da CATI Regional de São José do Rio Preto, Ricardo Pereira; do presidente da Acirp, Kelvin Kaiser; e do diretor de agronegócio de Acirp, André Luis Seixas.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024