Dia de Campo mostrará inovações para mandioca

04.08.2009 | 20:59 (UTC -3)

Será realizado nesta quarta-feira (05/08), em Marechal Cândido Rondon/PR, o Sétimo Dia de Campo da Atimop (Associação Técnica das Indústrias de Mandioca do Paraná) e IAPAR (Instituto Agronômico do Paraná).

O encontro acontecerá no Campo Experimental da Mandioca Iapar, a partir das 12h e 30min. Devem participar produtores de mandioca, técnicos agrícolas, engenheiros agrônomos, indústrias de amido / fécula de mandioca, e, empresas fabricantes de máquinas e equipamentos para a mandiocultura.

O evento contará com palestras técnicas e dinâmicas de máquinas e equipamentos. Serão abordadas pelos palestrantes as melhores técnicas de cultivo da mandioca - com foco no aumento da produtividade e redução do custo de produção - enfatizando-se a mecanização da cultura. Na dinâmica de máquinas e equipamentos serão feitas demonstrações do funcionamento de cultivadores; preparadoras de solo; plantadeiras; pulverizadores; roçadeiras e afofadores de solo.

Nos 50 hectares do Campo Experimental - cedido pelo Governo do Estado do Paraná para a realização de pesquisas com mandioca - uma equipe de técnicos agrícolas e engenheiros agrônomos, juntamente com profissionais do Iapar e Unioeste (Universidade do Oeste Paranaense), desenvolvem diversos trabalhos de pesquisa e experimentação em roças de mandioca. No Dia de Campo serão apresentados resultados dessas pesquisas, que incluem: avaliação de variedades; preparo de solo; plantio direto; seleção de material de plantio; adubação; espaçamentos; controle de plantas daninhas e pragas; e, mecanização da cultura.

Para que o Dia de Campo possa acontecer, estão envolvidos na sua organização 18 profissionais ligados às áreas de assistência técnica e agronômica de 11 indústrias associadas à Atimop: Agrícola Horizonte, Cassava, MCR Alimentos, Fecularia Mundo Novo, Amidos Pasquini, Amidos Yamakawa, Cooperativa Agro Indústrial Lar, C.Vale, Amitec e National Starch e Zadimel, sendo que as 10 primeiras são, também, associadas à ABAM (Associação Brasileira dos Produtores de Amido de Mandioca).

O evento tem apoio da Unioeste - Campus de Marechal Cândido Rondon; da Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon; da Secretaria da Agricultura do Paraná; do Sindicato das Indústrias da Mandioca do Paraná; e da Emater (Empresa Paranaense de Pesquisa Agropecuária).

PROGRAMAÇÃO

Pragas Emergentes da Cultura da Mandioca, com Anthony C. Bellotti do CIAT - Centro Internacional da Agricultura Tropical - da Colômbia, com Vanda Pietrowski, professora da UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Marechal Cândido Rondon.

Plantio Direto e Preparo do Solo na Mandiocultura, com o Professor Especialista em Mecânização Emerson Fey da UNIOESTE, campus de Marechal Cândido Rondon.

Regulagens e Cuidados na Operação de Pulverizadores Agrícolas, com Dacio Antonio Benassi, consultor do SENAR e Técnico em Agropecuária do IAPAR de Ponta Grossa.

Herbicidas na Mandiocultura, com o Engenheiro Agrônomo Anselmo Serlhorst de Paranavaí.

Mecanização da Colheita e do Plantio, com Mário Takahashi, pesquisador do IAPAR de Paranavaí.

Mais informações: Sigmar Herpich - Fone: 45 3284 6535 / Glederson – Fone: 45 3282 6355

Silvana Porto

Abam

44 3422-6490 / 8217 /

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025