Dia de campo em Cassilândia (MS) reforça importância de sistemas de irrigação para alcance de altas produtividades

Modelo apresentado na Fazenda Cantinho do Céu pode ser expandido para outras regiões

25.06.2021 | 20:59 (UTC -3)
Mariana Cremasco

O uso da irrigação em conjunto com demais boas práticas agronômicas permite que produtores busquem, e alcancem, a tão desejada verticalização da produção. Na fazenda Cantinho do Céu, da AgroPassion, no último dia 15 de junho, quando é comemorado o Dia da Agricultura Irrigada, foi realizado um dia de campo para compartilhar exemplos de empreendedorismo e desenvolvimento da irrigação integrada, em parceria com a Irrigaterra, Lindsay, Netafim e UNESP.

A fazenda fica entre Cassilândia e Chapadão do Sul e faz parte do Bolsão Sul-Mato-Grossense. De acordo com Antônio Ricardo Sechis, da AgroPassion, a implantação de um projeto totalmente integrado com a natureza e com o bem-estar social, proporcionou rentabilidade sustentável. “Antes tínhamos a pastagem e o solo degradados e com a implantação da irrigação mudamos completamente o cenário da fazenda. Agora estamos assinando mais um contrato de irrigação na mesma propriedade”, disse Sechis.

Halisson Vieira, representante técnico de vendas da Netafim, empresa pioneira e líder mundial em soluções para irrigação, participou do encontro e explicou que diversos produtores têm extraído muito valor da tecnologia de irrigação. “É evidente o salto nas produtividades graças a eficiência na utilização da água e aumento da qualidade dos produtos devido a procedimentos como a fertirrigação. Além disso, hoje o agricultor pode harmonizar diferentes sistemas de irrigação e aproveitar 100% do terreno de suas fazendas. Produzir mais sem necessidade de expansão da área”, conta Vieira.

O Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez, da Universidade Estadual Paulista (UNESP) Ilha Solteira, e sua Equipe vão acompanhar o projeto da Fazenda Cantinho do Céu através de duas pesquisas ligadas ao uso da água e aos ganhos ambientais da mudança no uso e ocupação dos solos. Segundo ele, solos arenosos, com baixa capacidade de retenção de água, têm com a irrigação, uma oportunidade ímpar para recuperação, alcançando excelentes resultados na produção de carnes e grãos.

“A evapotranspiração média anual de 4,0 mm/dia e 7 meses por ano de déficit hídrico seriam limitações, mas a temperatura média anual de 24,9ºC e 19,3 MJ/m2.dia de radiação global média são vantagens que se associadas à investimentos em sistemas de irrigação e acompanhadas de técnicas agronômicas adequadas transformam a região em exemplo de modernização e sustentabilidade do negócio de produzir alimentos, seja de origem agrícola, como animal”, explicou Hernandez

Autoridades presentes no encontro comemoraram a iniciativa e esperam que outros produtores copiem o modelo de sucesso. O vice-prefeito de Cassilândia, Valdecy Pereira da Costa, disse que o desenvolvimento de alta tecnologia na produção agropecuária é visto como mais uma oportunidade para a geração de renda, emprego e divisas para o seu município. “Vemos nos municípios vizinhos a importância da agropecuária de tecnologia para o incremento da economia e sabemos também que ela exige mais da administração e estamos conseguindo atender a demanda, levando melhorias nas estradas e pontes aos produtores”. Contou Costa.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024