Dia de Campo de Verão ocorre na Embrapa Trigo

Um dos destaques do evento é a cultivar de soja BRS 5804RR, último lançamento da Embrapa para cultivo nas regiões frias de SP, PR, SC e RS

10.03.2020 | 20:59 (UTC -3)
Joseani M. Antunes​

Cultivares de soja, manejo de doenças e plantas daninhas são alguns dos temas que serão apresentados no Dia de Campo da Embrapa Trigo, que acontece dias 18 e 19 de março, em Passo Fundo, RS.

Um dos destaques do evento é a cultivar de soja BRS 5804RR, último lançamento da Embrapa para cultivo nas regiões frias de SP, PR, SC e RS. O potencial de rendimento supera os 100 sacos por hectare. O portfólio de cultivares se completa com opções de ciclo precoce (BRS 5601RR), médio (BRS 5804RR) e tardio (BRS 6203RR).

Contudo, o investimento em genética de forma isolada não garante altos rendimentos nas lavouras de soja. É o que avalia o pesquisador da Embrapa Trigo, Paulo Bertagnolli: “Manter o solo bem estruturado é fundamental para minimizar as perdas em anos com deficiência hídrica e também para alcançar maior rendimento nos anos com clima favorável. Este é o primeiro ponto de atenção do produtor. O segundo é a fertilidade e, depois, vem a cultivar. Genética é importante sim, mas precisa estar associada a um conjunto de tecnologias que obrigatoriamente passam pelo manejo”. O pesquisador defende, ainda, a rotação da soja com cultivos de inverno e com o milho para o controle de invasoras e doenças na lavoura, bem como melhoria do solo.

O Dia de Campo de Verão vai contar com cinco estações: manejo de plantas daninhas; cultivares; compactação de solos; doenças radiculares; e opções de inverno. No dia 18/03, a programação é direcionada aos estudantes, com início às 14h. No dia 19/03, são esperados produtores e assistência técnica tanto no turno da manhã, às 9h, como no período da tarde, às 13h30. O evento será realizado na vitrine de tecnologias da Embrapa Trigo, em Passo Fundo, RS, às margens da BR 285, km 294. Informações através do telefone 54-3316-5851 e e-mail trigo.eventos@embrapa.br. O Dia de Campo de Verão é promoção da Embrapa Trigo com apoio da Rede Técnica Cooperativa (RTC) e CCGL.



Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024