Mapa define critérios para inspeção de mamão destinado a exportação
Eventos serão realizados em Lajedão/BA, na Fazenda Kaylua.
No próximo dia 03 de junho, a partir das 08h, será realizado o Dia de Campo da 6ª Prova de Ganho em Peso a Pasto Tabapuã Núcleo 3 Fronteiras, na Fazenda Kaylua, localizada em Lajedão (BA), que compõe a programação oficial da Exposição Agropecuária de Nanuque (MG).
A Prova de Ganho de Peso a Pasto tem o objetivo de testar os animais durante a seca e as águas, sendo o mais próximo possível do dia a dia das fazendas pelo Brasil. Durante 10 meses, a equipe acompanhou o Ganho Médio Diário, o Peso Calculado aos 550 dias, o Crescimento Testicular e a Avaliação de Tipo, na qual se buscou animais de conformação frigorífica, dentro dos padrões raciais e funcionalidade reprodutiva.
Essa prova teve a participação de 52 garrotes da raça Tabapuã de 13 criadores dos estados da Bahia, Espírito Santo e Minas Gerais. A Pesagem Final aconteceu no dia 28 de maio.
De acordo com o Gerente de Corte do PMGZ, Lauro Fraga Almeida, o mercado tem reconhecido o trabalho dos criadores envolvidos com o programa de melhoramento, traduzido pela central de inseminação que congelará 2.000 doses de um dos touros classificados como Elite e as doses serão distribuídas entre os participantes e interessados na raça, com o intuito de testarem a produção do touro.
Durante o Dia de Campo, será realizada uma mesa redonda, que será composta por representantes de empresas e entidades como Ouro Fino, Adubos Heringer, Sopec, Alta Genetics, ABCZ e Fazenda Kaylua. O tema em discussão será "Aspectos relevantes para a escolha da um reprodutor" e o público poderá interagir fazendo perguntas e tirando dúvidas. Em seguida, haverá mostra do gado participante da PGP e do rebanho Kaylua. Para finalizar, será servido almoço aos participantes.
Fonte: swTH Scuzinet Comunicação & Web - (16) 3237-9197
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura