Dia de Campo comprova eficiência do Nelore Qualitas

01.08.2011 | 20:59 (UTC -3)
Sandra Lima

A Fazenda Vale da Providência, localizada em Rondolândia (MT), realizou no dia 23 de julho seu 1º Dia de Campo e tornou-se um marco para o Programa Nelore Qualitas. O evento contou com a presença de 210 pecuaristas que, entre outras atividades, assistiram à palestra do médico veterinário Tiago Hilgert sobre os sistemas de seleção para fertilidade e à apresentação do Programa de Melhoramento Genético Nelore Qualitas, feita por Leonardo Souza, diretor da empresa Qualitas Agronegócios.

A fazenda, do proprietário Robson Guimarães, possui o maior rebanho entre as participantes do programa. “Para nós, o sucesso está na própria evolução do rebanho em avaliação, que iniciou em 2001 com cerca de 700 fêmeas e que na próxima estação de monta será de 4.500 matrizes”, destaca Souza.

Esta evolução é consequência do impacto do melhoramento genético no resultado financeiro da fazenda. Após 10 anos, a seleção permitiu dobrar o resultado financeiro da engorda dos bois comercializados pela propriedade.

Outro ponto abordado foi o teste de eficiência alimentar. Pioneiro nesta avaliação, o Programa Nelore Qualitas, em parceria com a Universidade Federal de Goiás, avalia anualmente os 120 melhores touros certificados provenientes das fazendas participantes. Deste total, 15 foram selecionados para Teste de Progênie, tendo o sêmen coletado e distribuído nas fazendas do programa. A Fazenda Vale da Providência produziu um destes animais, o touro Qualitas Impressionante, que foi selecionado por produzir uma arroba a um custo de R$ 57,47, comprovando que a genética de um touro eficiente é garantia de lucratividade.

Após as palestras e visitação aos animais, o proprietário da fazenda comercializou, sem leilão, 125 touros com preço médio de R$ 4.067,00, comprovando que os criadores entenderam a mensagem do programa. “O Dia de Campo teve um resultado muito satisfatório, tanto pelo número de pessoas presentes como pelas vendas, e foi uma grande oportunidade para apresentar o programa Qualitas e o sistema de seleção da Vale da Providência para um grande número de pecuaristas”, conclui Robson.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025