Apesar da queda das cotações de soja, ritmo de negócios aumenta
Reflexo do interesse de grande parte dos sojicultores em escoar a soja armazenada e também a que já está sendo colhida
Será realizado nesta quarta-feira (29), a partir das 8 horas, um dia de campo sobre Produção Integrada de Amendoim, no município de Salgado de São Félix, PB, no Vale do Paraíba, região de Itabaiana. O objetivo é capacitar os agricultores da região em boas práticas em todas as etapas da produção, colheita e pós-colheita do amendoim. O evento será promovido pela Embrapa Algodão, a Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer-PB) e a Prefeitura Municipal de Agricultura de Salgado de São Félix.
A Produção Integrada do Amendoim consiste no cumprimento das recomendações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Agrário (Mapa) em todas as etapas de produção, garantindo um produto de qualidade e a segurança alimentar do consumidor final.
A programação abordará temas como os conceitos de produção integrada, o manejo da cultura do amendoinzeiro, manejo de pragas, segurança alimentar e aspectos econômicos da cultura do amendoim.
Segundo a Empaer, cerca de 200 famílias cultivam amendoim naquela região, com orientação técnica desde o preparo do solo até a comercialização. Para orientar os produtores no cultivo dessa oleaginosa, foi instalada no final do ano passado uma Unidade de Referência Tecnológica (URT) por meio de parceria entre o Governo do Estado, através da Empaer, Mapa e Embrapa, com apoio do Conselho Nacional de CNPq e produtores locais.
No Vale do Paraíba, a área cultivada com amendoim na safra passada foi de mais de 500 hectares e uma produção de cerca de 400 mil quilos. O período de plantio acontece entre os meses de março e abril e a colheita em julho e agosto. Após o beneficiamento, que é feito em pequenas agroindústrias de Itabaiana, o amendoim é comercializado na Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
Os maiores produtores de amendoim na região são Itabaiana, Mogeiro, Juripiranga, Pedras de Fogo, Pilar, Salgado de São Félix, São José dos Ramos e São Miguel de Taipu.
Data: 29 de janeiro de 2020
Horário: 8 horas
Local: Comunidade Canto Alegre, Salgado de São Félix, PB
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura