Bayer CropScience apresenta dois novos gerentes
A Embrapa realiza nesta sexta-feira (26/02), em Vilhena, Cone Sul do Estado de Rondônia, o Dia de Campo de Arroz, Soja e ILPF.
Voltado a produtores e estudantes, o evento aborda práticas culturais, cultivares e melhoramento genético de arroz e soja, cultivo de arroz em terras velhas, perspectivas de mercado e integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF). O dia de campo é gratuito, tem início às 7h30 e acontece no Campo Experimental de Vilhena, área da Embrapa Rondônia localizada no Km 6 da BR 364.
Uma das organizadoras do dia de campo, a pesquisadora da Embrapa Rondônia Marley Utumi explica que, para a escolha da data do evento, foi levado em conta o ciclo das culturas. “Nesta época os grãos de soja e arroz estão maduros e as plantas estão carregadas. É o momento ideal para mostrar a carga de produção e observar uma série de outras características das cultivares”, afirma a pesquisadora, que trabalha com melhoramento genético de arroz.
A visita às lavouras experimentais da Embrapa Rondônia no Campo Experimental de Vilhena serve também para demonstrar o ataque de pragas e doenças. Alguns talhões são cultivados com o uso de determinados defensivos, outros não recebem o mesmo tratamento. A ideia é observar o comportamento das plantas em diferentes situações.
Palestras
Além das atividades práticas, são realizadas palestras em três estações. O pesquisador da Embrapa Rondônia Vicente Godinho fala sobre iLPF, cultivo de arroz em terras velhas, práticas culturais, manejo e perspectivas de mercado de soja e arroz. Rodrigo Brogin, da Embrapa Soja, trata de cultivares e melhoramento genético de soja. Marley Utumi fala sobre os trabalhos de melhoramento genético e sobre as cultivares de arroz recomendadas para o Estado de Rondônia.
Outra tecnologia a ser tratada no dia de campo é a integração Lavoura-Pecuária-Floresta. Trata-se de conjugar em uma mesma propriedade o cultivo de lavouras com a formação de pastagens para o gado e espécies florestais para sombreamento, energia ou madeira. A iLPF é uma tecnologia estudada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceria com outras organizações do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária, universidades e instituições de pesquisa.
A Embrapa Rondônia realiza experimentos com culturas anuais e perenes no município de Vilhena, onde acontece o dia de campo. Em um primeiro momento são cultivadas espécies florestais, como eucalipto, em consórcio com soja ou arroz. Assim que as árvores alcançam porte e produzem sombra, as espécies anuais são substituídas por pastagem e o gado é introduzido no sistema. Os resultados são ainda preliminares, mas os participantes do evento poderão conhecer os fundamentos e objetivos do sistema.
O evento que acontece nesta sexta-feira, dia 26, terá também uma ação social. Uma equipe do Hospital do Câncer de Barretos fará cadastramento de interessados em doar medula óssea. O objetivo é incrementar o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME), utilizado para identificar doadores compatíveis com pacientes que necessitem de transplante.
Daniel Medeiros
Embrapa Rondônia
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura