DF: Embrapa oferece curso gratuito de inseminação artificial

03.08.2009 | 20:59 (UTC -3)

Técnicas básicas para a inseminação artificial são difundidas por meio de cursos gratuitos oferecidos à comunidade pela Embrapa Cerrados.

Os cursos são oferecidos no Centro de Transferência de Tecnologias de Raças Zebuínas com Aptidão Leiteira (CTZL), que fica próximo ao Gama, no Distrito federal. O curso, destinado aos pequenos produtores, é realizado várias vezes por ano, durante cinco dias.

A inseminação artificial ainda é pouco utilizada no País. De acordo com estimativa da Associação Brasileira de Inseminação Artificial, apenas 6% dos criadores brasileiros aplicam a técnica, embora seja menos onerosa do que a manutenção de um touro na propriedade. A prática não é muito difundida, especialmente entre os pequenos criadores de gado leiteiro.

NO CTZL, os criadores inscritos podem também obter orientações para a compra de sêmen e melhorar a genética de seu rebanho. O centro promove aulas sobre higiene na ordenha, escrituração zootécnica (estruturação de dados de cada espécie), alimentação de gado leiteiro e fabricação de derivados do leite.

O atendimento aos produtores tanto da região, como de outros países, será ampliado, a partir de reformas e adequação da estrutura promovidas no centro, neste ano. “O governo do Timor Leste e do Senegal já manifestaram interesse em nosso treinamento”, explica o supervisor do CTZL, Carlos Frederico.

Mais informações, sobre o curso e os demais serviços do centro para os criadores da região, pelo telefone (61) 3506-4063.

Lis Weingärtner,

Mapa, com informações da Embrapa

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025