Devon elege seus campeões

01.09.2011 | 20:59 (UTC -3)
Matheus Kern

O julgamento da raça Devon ocorrido na Expointer este ano foi marcado pela inovação. O prêmio Jovem Expositor, com a presença de 16 candidatos de 8 a 25 anos, renovou a pista, repleta de crianças vestidas com tapa pó feito sob medida com a logomarca da Associação Brasileira de Criadores de Devon (ABCD). A outra novidade foi o uso de ultrassom para medir a carne e a gordura dos candidatos para apoiar a avaliação do jurado. Os jovens vencedores receberam prêmio de R$ 10 mil cada, a ser dividido com tratador, puxador e criador dos vencedores.

A Cabanha São Valentin, de Nova Prata, foi a grande vencedora do julgamento Devon categoria Machos. O vencedor foi Angico 1485, Box 1303. É a 2ª vez que o touro se apresenta na Expointer. A 1ª foi em 2009, quando o exemplar foi eleito reservado de dois anos. Conforme o proprietário, Reinoldes Cherubini, o touro será vendido na Top Devon na feira dia 1/9. “Queremos que essa genética possa ser aproveitada por outros criadores”, afirmou. O touro foi inscrito em nome do jovem criador Marcos Cherubini, de 11 anos, neto de Reinoldes.

A Grande Campeã foi a vaca Benedictus Zuleika, da Cabanha Santa Maria. O exemplar, que completa quatro anos em novembro, pesou quase 900 quilos e está com cria ao pé. Conforme o proprietário, Benedito Franco, é a 2ª vez que a vaca veio para a Expointer, mas este foi o 1º grande prêmio. A Benedictus Zuleika foi inscrita em nome da filha de Franco, Virgínia, de 11 anos, que ficou surpresa ao levar o prêmio Jovem Expositor na Categoria Fêmeas. “Não imaginava que ia ganhar. A partir de agora, vou ir mais para a Estância acompanhar o dia a dia no campo”, disse Virgínia.

Conforme o jurado José Fernando Piva Lobato, a escolha dos campeões foi baseada em pureza racial e função. Ele destacou o uso do ultrassom para medir a área de olho de lombo, parte de onde saem os cortes mais nobres, e a espessura de gordura subcutânea, características que devem ser levadas em conta para se produzir novilhos de bom peso e rendimento de carcaça.

“Estamos muito satisfeitos com o resultado dos julgamentos, em que o uso da tecnologia aperfeiçoou ainda mais a definição dos melhores exemplares. Foi um momento, sobretudo, de união dos criadores. Ficamos muito felizes de ter a presença de tantas crianças, que representam nosso futuro, apresentando seus animais”, afirma Adelar Santarem, presidente da ABCD.

Campeãs Fêmeas

Reservada de Grande Campeã

Box 1321 – Expositor – Cabanha Corticeiras – Cristal

Grande Campeã

Box 1338 – Expositor –Cabanha Santa Maria – Sâo Gabriel

Campeões Machos

Reservado de Grande Campeão

Box 1283 – Cabanha Nossa Senhora Aparecida – Caxias do Sul

Grande Campeão

Box 1303 – expositor Cabanha São Valentin - Nova Prata

Campeão Jovem Expositor Fêmeas

Box 1338 – expositora Virgínia Franco, 11 anos (Cabanha Santa Maria, São Gabriel)

Campeão Jovem Expositor Machos

Box 1303 – expositor Marcos Cherubini, 11 anos (Cabanha São Valentim, Nova Prata)

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025