Devon divulga resultado de Concurso de Carcaças Expointer 2010

14.09.2010 | 20:59 (UTC -3)

O novilho escolhido em pé durante a Expointer como o vencedor no Concurso de Carcaça da Associação Brasileira de Criadores de Devon (ABCD) também apresentou as melhores características após o abate. O animal de tatuagem 170, da categoria dente de leite, da Cabanha Palmeira (Camaquã/RS), foi o grande vencedor. No quesito rendimento de carcaça, o destaque foi o exemplar tatuagem 03, de propriedade da Paludo Agropecuária Ltda (Nova Prata/RS).

Aldo Tavares, jurado da competição, acredita que a melhor carne ou carcaça é a que atinge a maior quantidade de qualificações (peso, aspecto, PH, tamanho dos cortes, aspecto de coloração, rendimento, etc). “Em uma análise geral, fiquei muito contente em ver que o melhor novilho apontado na pista confirmou sua qualidade no gancho”.

O Concurso de Carcaças, realizado na Expointer 2010, reuniu animais com idade de até 24 meses, sendo uma categoria mais jovem do que a outra. O Concurso de Carcaças é baseado em eventos semelhantes realizados no Uruguai. O objetivo do concurso, conta Elizabeth Cirne Lima, presidente da Entidade, foi fomentar a produção de exemplares de gado de corte com manejo adequado, visando à obtenção de acabamento dos animais para atender aos mercados mais exigentes de carne. “Esta iniciativa é concomitante com a evolução do mercado nacional como um todo, onde atualmente existem frigoríficos e consumidores finais valorizando e remunerando estes produtos diferenciados”, diz Betty.

Nesta primeira edição, as regras do Concurso de Carcaças, realizado na Expointer 2010, foram baseadas nas regras dos concursos uruguaios, mas com a novidade da ultrassonografia. Os lotes de cinco animais julgados em pé foram previamente submetidos à avaliação por ultra-sonografia, pelo veterinário Jaime Tarouco, para análises de área de olho de lombo e espessura de gordura subcutânea. Essas informações ofereceram dados adicionais ao jurado Aldo Tavares. Posteriormente, as carcaças indicadas foram avaliadas por técnicos no Frigorífico Coqueiro, de São Lourenço do Sul, parceiro da ABCD. “Na minha análise, temos que pensar em mercado como um todo (interno e externo). Estamos melhorando e trabalhando uma raça, e essa tem que atender exigências de mercado”, disse Aldo.

Participaram da competição os expositores Paludo Agropecuária Ltda (Nova Prata-RS), Gilmar Ribeiro (André da Rocha-RS) e a Cabanha Palmeira (Camaquã).

Luciana Moglia

Moglia Comunicação Empresarial

(51) 30293249

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025