Devon compra sêmen da Inglaterra

03.08.2010 | 20:59 (UTC -3)

Durante 10 dias, os principais criadores de Devon do mundo se encontraram na Inglaterra, em junho, durante o Devon Tour 2010. Representando o Brasil, estavam 25 criadores da Associação Brasileira de Criadores de Devon (ABCD), dos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Durante a viagem, oito criadores brasileiros formaram um consórcio para importar sêmen de quatro touros. O sêmen importado deverá ser utilizado no 2º semestre de 2011.

A introdução periódica de novos materiais genéticos é fundamental para a constante renovação do rebanho e para garantir uma seleção cada vez mais aprimorada. “Nosso foco é a produção de carne de qualidade. Escolhemos reprodutores, que transmitam para a prole a sua boa morfologia, com conformação ideal de posteriores”, afirma Elizabeth Cirne Lima, presidente da ABCD. A associação já importou sêmen da Inglaterra, Austrália e Nova Zelândia e Estados Unidos da América.

Na viagem, os participantes conheceram mais de 15 propriedades, trocaram experiências e deram início à criação de um comitê internacional da raça. De forma geral, os plantéis vistos impressionaram pela qualidade. “Encontramos padrões genéticos bárbaros, rebanhos cada vez maiores e um número de criadores, principalmente de jovens, crescente”, comemora Betty.

Luciana Moglia/ Thais Zanchettin

Moglia Comunicação Empresarial

51 30293249

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025