Focos da ferrugem da soja são confirmados na região Oeste da Bahia
A Associação Brasileira de Criadores de Devon (ABCD) anunciou, terça-feira (20/01), uma parceria com a Escola Técnica Agrícola (ETA) de Viamão/RS para a pesquisa e fomento da raça. A Associação entregou para a ETA dois reprodutores que servirão de base para estudos sobre manejo, criação e reprodução dos animais. Na mesma data, foram anunciados os planos da ABCD para o ano. O grande desafio será a implantação de um selo de qualidade da carne da raça.
Reconhecida pelos trabalhos desenvolvidos na área agrícola, a ETA já estudava a Devon, mas buscou estreitar os laços com a raça, que tem a rusticidade e os altos índices de prenhez como alguns dos pontos positivos. "Atendemos à solicitação da escola, que tem se mostrado muito interessada na raça. Essa parceria é muito importante tecnicamente", afirma Katia Ribeiro, presidente do conselho técnico da entidade. A parceria também prevê palestras de produtores e técnicos da raça na escola, além de acompanhamentos, por parte dos alunos, em dias de campo. Durante a pesquisa, que não tem tempo determinado, rebanhos de fêmeas serão disponibilizados para a reprodução.
Em busca da excelência da raça, a associação prevê, até o 2º semestre deste ano, a implantação de um selo de qualidade para a carne Devon. A entidade está em tratativas com frigoríficos gaúchos para definir o local para abate dos animais certificados. "Ainda estamos definindo os pré-requisitos para a obtenção do selo", diz Kátia. Inicialmente, estuda-se que os novilhos deverão ter dente de leite ou dois dentes e preparo dentro das exigências do frigorífico. A expectativa é de que a novidade seja lançada durante a Expointer, maior feira agropecuária da América Latina.
Além da tradicional participação na Expointer, a Devon confirmou presença na Fenasul - Feira Nacional de Agronegócios do Sul. A raça participou do evento pela primeira vez no ano passado, com julgamento e leilão de exemplares que vendeu as 29 fêmeas e os cinco machos ofertados. A média dos machos rústicos comercializados foi de R$ 5.720, e a das fêmeas rústicas, de R$ 2.030. O Top Devon, assim como os julgamentos, estão confirmados para a edição 2009 da Expointer.
Conforme Elizabeth Cirne Lima, presidente da ABCD, as ações previstas para 2009 têm por principal objetivo a conquista de novos mercados pela raça. “Estamos empenhados em intensificar as vendas de touros para o Centro-Oeste e de sêmen para todo o Brasil”, afirma.
Fonte: Moglia Comunicação Empresarial - 51 3029 3249
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura