Agrícola e Embrapa promovem fórum sobre produção de alimentos em pequenas propriedades

19.09.2010 | 20:59 (UTC -3)

A Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro/RJ) e o Colégio Agrícola Estadual de Cambuci realizarão, no dia 23 de setembro, o Fórum de Debates em Produção sustentável de alimentos na região de Cambuci. Neste dia, aniversário de 30 anos da fundação do Colégio, pesquisadores e graduandos da Universidade do Norte Fluminense e da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro vão apresentar informações úteis para a gestão de pequenas propriedades rurais, resultados de pesquisas sobre produção de alimentos agroecológicos, consequências ambientais e sobre a saúde humana dos agrotóxicos, utilização de energia renovável, cuidados com os rios e pescados de água doce, seguido de debates com os participantes sobre a situação na região. O evento será realizado na própria sede do colégio agrícola.

Na parte da manhã, Gabriel de Mello vai abordar Produção agroecológica de alimentos, uma maneira de produzir sem venenos perigosos à saúde humana e ambiental e que protege e agrega qualidade aos solos ao invés de empobrecê-los. A seguir, as consequências do uso de agrotóxicos serão discutidos por Maria Alice Terra e Antonio Sergio Moreira, professor da UENF. À tarde, o professor Valdo da Silva Marques, da UENF, falará sobre a utilização de energia renovável na pequena propriedade, e Rafael Albieri sobre a saúde dos rios e os pescados de água doce.

O Fórum é uma atividade do projeto Comunicação para a popularização da ciência e tecnologia de alimentos, liderado pela pesquisadora Dra. Renata Torrezan, da Embrapa. De acordo com Renata, o fórum vai tratar dos desafios para um desenvolvimento sustentável, “pensando sobre como produzir hoje sem comprometer o ambiente que será usado pelas gerações futuras”.

Em 2009, aproximadamente 100 pessoas participaram do primeiro fórum de Produção e Oportunidades para o Processamento de Leite e Derivados na região de Cambuci, no Colégio Agrícola dirigido pela professora Nilva Teixeira Ragoso. Segundo Renata, uma das propostas do projeto é que os participantes sejam agentes transformadores em suas comunidades, multiplicadores das informações obtidas nos eventos. Por isso é importante que haja a participação das lideranças e produtores das mais variadas regiões”, ressalta.

As inscrições devem ser feitas com a direção do Colégio pelo telefone (22) 99788887 e endereço eletrônico

ou na Embrapa Agroindústria de Alimentos nos telefones (21) 3622-9630 e 3622-9737 e endereços eletrônicos

e

.

Fonte: Área de Comunicação e Negócios Embrapa (ACN)

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro