Dekalb apresenta híbridos com Tecnologia YieldGard no Congresso de Sementes

31.08.2009 | 20:59 (UTC -3)

A Dekalb leva ao Congresso Brasileiro de Sementes, que acontece de 31 de agosto a 3 de setembro, os híbridos DKB 240YG, DKB 330YG, DKB 350YG, DKB 390YG, DKB 393YG e DKB 566YG, todos com tecnologia YieldGard.

Especialistas da Dekalb estarão disponíveis para apresentar aos visitantes de um dos mais importantes eventos agrícolas do País os diferenciais econômicos e ambientais proporcionados nas lavouras pelo uso dos híbridos de milho da empresa dotados das mais modernas tecnologias de desenvolvimento tecnológico e produção.

Os híbridos com a Tecnologia YieldGard possuem uma proteína oriunda do Bacillus thuringiensis (Bt) – bactéria encontrada no solo e comumente usada como biocida natural–, e foram desenvolvidos para proteger a lavoura de milho dos ataques das principais pragas da cultura: Lagarta-do-Cartucho (Spodoptera frugiperda), Lagarta da Espiga (Helicoverpa zea) e Broca do Colmo (Diatraea saccharalis).

Estas pragas podem reduzir o rendimento e qualidade da produção na cultura do milho. Para se ter uma idéia do que isso significa, a lagarta-do-cartucho promove a destruição de folhas e cartucho, podendo comprometer a produção de grãos em até 40%. “A lagarta-da-espiga e a broca-do-colmo também trazem prejuízos consideráveis à cultura, pois os potenciais de danos são de 8% e 21%, respectivamente”, afirma José Gilmar Gonçalves, gerente de Marca da Dekalb.

O DKB 330 YG é um superprecoce no florescimento e na colheita com um maior potencial produtivo na safrinha quando comparado aos concorrentes superprecoces do mercado. Além disso, apresenta alta sanidade foliar, com destaque para Cercospora. Trata-se de um híbrido ideal para os plantios do tarde pós-cereais de inverno e também na pós-colheita do fumo, feijão, entre outras. O DKB 330 YG também é uma excelente opção para silagem de grão úmido, onde apresenta grande digestibilidade e qualidade.

Já o DKB 240 YG é um híbrido precoce, com altíssimo potencial produtivo, estabilidade nos plantios do cedo e de época normal, excelente qualidade de grãos e que pode ser plantado em todas as altitudes. “Para explorar todo o seu potencial produtivo, recomendamos trabalhar o DKB 240 YG com altas populações, de 70.000 a 80.000 plantas/ha, pois ele possui a melhor qualidade de colmo do mercado”, afirma Gonçalves.

Outro híbrido altamente tolerante às principais doenças foliares, principalmente à Cercospora, é o DKB 350 YG. Desenvolvido por meio da genética de ponta Dekalb, também promove o controle da Broca-do-colmo e a supressão da Lagarta-do-cartucho e da Lagarta-da-espiga. A elevada qualidade de sistema radicular permite superar os estresses hídricos, proporcionando aumento de produtividade nos plantios de época normal e tardio. “As características do DKB 350, aliadas à tecnologia YieldGard®, tornam o DKB 350 YG o híbrido mais plantado e líder na safrinha. Seus grãos semiduros alaranjados de grande aceitação comercial são outro destaque”, avalia o gerente.

O DKB 390 YG apresenta o mesmo controle e supressão das pragas e é indicado para plantio abaixo de 700 m de altitude, onde apresenta resultados superior a todos os seus concorrentes. Aliar a melhor tecnologia de manejo aos primeiros plantios de verão e safrinha são outras recomendações para melhor resultado. A qualidade do colmo e da raiz são os destaques visuais deste híbrido.

Além do controle e supressão dos insetos alvo, o DKB 393 YG possui como grande diferencial alta tolerância a doenças, principalmente a Puccinia polysora e a Cercospora, destaca a empresa. Para explorar as vantagens do híbrido o plantio é recomendado no começo do verão e nas áreas altas, acima de 700 metros de altitude. Durante o Congresso Brasileiro de Sementes, os especialistas da Dekalb também explicarão os diferenciaisdo DKB 566 YG que se diferencia pelo potencial produtivo dos grãos, silagem de planta inteira e de grão úmido com alta digestibilidade. Devido a sua qualidade de colmo, é possível aguardar a colheita da soja quando isso for necessário.

Saiba mais no site

Fonte: CDI – Comunicação Corporativa - (11) 3817-7925

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025