Definida criação de agroindústria de processamento de vegetais em Novo Cabrais/RS

05.09.2012 | 20:59 (UTC -3)
Fonte: Assessoria de Imprensa

Novo Cabrais/RS, na região Jacuí Centro, vai ganhar uma nova agroindústria de processamento de produtos vegetais. “Inicialmente, será administrada por um grupo de agricultores que, futuramente, formarão uma cooperativa. Todo o fornecimento da matéria-prima será feito pelos produtores da região, que estarão implantando pomares de pêssego, figo e morango, para o abastecimento”, explica o assistente técnico de agroindústria do escritório regional da Emater/RS-Ascar de Santa Maria, engenheiro agrônomo Gaspar Antônio Scheid.

A definição e os acertos do projeto para a criação da nova empresa foram definidos em reunião realizada na terça-feira (4), em Novo Cabrais, com a presença dos produtores e dos extensionistas da Emater/RS-Ascar. A agroindústria será instalada na localidade de Cerrito.

Na reunião foram levantadas questões sobre legislações e treinamentos necessários para o início das operações. “Foi debatida a forma jurídica inicial da agroindústria, entre as possibilidades cooperativada ou individual”, detalha Scheid. De acordo com o agrônomo, neste momento a nova agroindústria de Novo Cabrais está na etapa de licenciamento de instalação e de assinaturas da contratação da empresa executora.

Nesta quinta-feira (6), 36 mulheres rurais de Novo Cabrais, assistidas pela Emater/RS-Ascar, estarão em São João do Polesine, na Quarta Colônia de Imigração Italiana, em busca de informações sobre o funcionamento de agroindústrias de panificação e de embutidos.

“Como essas mulheres não têm a prática de produção, vão sentir a vivência, ver o processo de fabricação do produto e trocar experiências sobre o cuidado preventivo. Assim, poderão se motivar e apresentar melhores resultados”, avalia Scheid. No grupo, cinco mulheres já foram capacitadas nos cursos de treinamento da Emater-RS/Ascar para trabalhar em agroindústrias.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025