Belo Horizonte recebe XVI Congresso Brasileiro de Agrometeorologia
Os municípios com aptidão para o cultivo da cana incluídos no Zoneamento Agroecológico da Cana-de-açúcar (ZaeCana) foram divulgados sexta-feira (18/09) no Diário Oficial da União, pelo Decreto N° 6.961.
A norma orienta a expansão de novas unidades produtoras e identifica mais de 60 milhões de hectares próprios para a cultura da cana, em seus três tipos de aptidão (alta, média e baixa).
Estão previstos, no decreto presidencial, os parâmetros técnicos e a metodologia utilizada para a elaboração do ZaeCana. As áreas indicadas para a expansão do canavial compreendem total ou parcialmente 20 estados (TO, AL, BA, CE, MA, PB, PE, PI, RN, SE, GO, MS, MT, ES, MG, RJ, SP, PR, SC e RS).
Na reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN), programada para a próxima quarta-feira (23), serão estabelecidos os critérios para a concessão de crédito rural e agroindustrial à produção e industrialização do setor sucroenergético (cana, açúcar e biocombustíveis). O projeto de lei de autoria do Poder Executivo, normatizando a expansão da cana e restringindo essa matéria-prima nos biomas Amazônia, Pantanal e Bacia do Alto Paraguai, foi encaminhado ao Congresso Nacional por intermédio da Mensagem 764/2009.
Inez De Podestà
Mapa
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura