Debate em prol do melhoramento genético vegetal

13.07.2010 | 20:59 (UTC -3)

Pesquisadores e técnicos da área de melhoramento genético vegetal da Embrapa Clima Temperado e dos Escritórios de Negócios da Embrapa Transferência de Tecnologia (Capão do Leão e Passo Fundo/RS) estiveram reunidos nos dias 12 e 13 de julho, na Sede da Unidade em Pelotas, para debater as necessidades, identificar oportunidades e mapear aspectos transversais dos estudos desenvolvidos pelo grupo de pesquisadores da instituição.

A Embrapa Clima Temperado está envolvida atualmente em 20 programas de melhoramento genético vegetal, envolvendo diversas espécies adaptadas a região de clima temperado, além dos estudos com as espécies nativas. É responsável pela manutenção de dezenove Bancos Ativos de Germoplasmas (BAG), que servem como referência para os pesquisadores e possibilitam o desenvolvimento de futuros projetos de melhoramento genético.

O Chefe Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Unidade, Clenio Nailto Pillon destacou a relevância do encontro, pois durante dois dias os pesquisadores puderam conhecer detalhes das pesquisas que vêem sendo desenvolvidas pelos demais pesquisadores da empresa. “Através desse debate e da identificação das necessidades do grupo poderemos estabelecer as prioridades de investimento em infra-estrutura e quadro de competências em apoio aos programas de melhoramento. Além disso, essa atividade fomenta as trocas e o estabelecimento de redes internas e externas de parcerias em prol da pesquisa”, disse Pillon.

Informações relacionadas aos impactos do aumento da temperatura global também foram mencionados, pois o melhoramento genético vegetal possibilita o desenvolvimento de cultivares adaptadas às mudanças climáticas (seca, frio, calor, etc). “Entre os anos de 1950 e 2004, houve um aumento na temperatura mínima do ar na região de 1,67C. Nos meses de dezembro a março, observamos ainda uma diminuição acentuada no número de dias com temperatura abaixo de 15C. Essas mudanças estabelecem novos desafios e demandam inovações genéticas em prol da produção de alimentos e a Embrapa busca estar atenta a essas necessidades”, explicou o pesquisador da Embrapa Clima Temperado, Silvio Steinmetz.

No período vespertino, a equipe pode debater ainda algumas questões transversais importantes relacionadas ao melhoramento genético vegetal. Dentre elas, destacam-se a necessidade de continuar fortalecendo o processo de interação com as cadeias produtivas, o desenvolvimento de ações de transferência de tecnologia, fortalecimento de intercâmbio de germoplasma e de ações relacionadas a compostos nutricionais e funcionais, geração de cultivares focadas para a redução do uso de agrotóxicos, fertilizantes e água, entre outros aspectos em prol da sustentabilidade.

Assessoria de Imprensa da Embrapa Clima Temperado

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro