Mato Grosso do Sul está uma terra sem lei, diz Famasul
Pela primeira vez, a safra brasileira de grãos tem potencial para 200 milhões de toneladas em 2013/14. Trata-se do segundo salto consecutivo de mais de 10 milhões de toneladas, impulsionado pela soja e pelo milho. Os desafios que essa onda de crescimento sem precedentes impõe à armazenagem e ao escoamento da produção serão tema de uma rodada de debates em cinco cidades do Paraná, a partir desta sexta-feira (01/11).
O Ciclo de Palestras Informação e Análise do Agronegócio vai reunir produtores, agrônomos, técnicos, empresários e autoridades do agronegócio em Ponta Grossa (1/11), Cascavel (18/11), Londrina (02/12), Maringá (02/12) e Curitiba (12/12). O primeiro debate, na Associação dos Engenheiros Agrônomos dos Campos Gerais, das 8h às 11h, ocorre num momento em que o Paraná entra nos 40% finais do plantio de soja e milho de verão.
O investimento em armazenagem se tornou uma estratégia econômica, vai mostrar o professor de pós-graduação e técnico da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Eugênio Stefanelo na abertura de cada debate. O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) vai levar um especialista em cada edição para falar do programa de financiamento de armazéns que tem R$ 5 bilhões por ano até 2018.
Em todas as edições do Ciclo de Palestras, o superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique Dividino, tratará do programa de expansão dos terminais e das atividades portuárias. O potencial da safra e as implicações do crescimento da produção ficam a cargo de Giovani Ferreira, coordenador da Expedição Safra e coordenador do Agronegócio na Gazeta do Povo.
“As intensas variações em volume de produção verificadas nas últimas safras acendem a luz vermelha da infraestrutura e nos remetem à reflexão sobre se este é ou não um crescimento sustentável“, avalia Ferreira.
O Ciclo de Palestras é realizado pelo núcleo de Agronegócio da Gazeta do Povo em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR). Tem patrocínio do BRDE, da Perfipar e do Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP).
Serviço: As inscrições para o Ciclo de Palestras Informação e Análise do Agronegócio devem ser feitas pelo e-mail rsvp@grpcom.com.br. Basta enviar uma mensagem e aguardar confirmação. Programação completa no site agrogp.com.br.
O Ciclo de Palestras Informação e Análise do Agronegócio
01/11 - Ponta Grossa (manhã)
18/11 – Cascavel (manhã)
02/12 – Londrina (manhã)
02/12 – Maringá (noite)
12/12 – Curitiba (manhã)
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura