Novo boletim de custos CNA mostra diferenças regionais de remuneração
Os indicadores de desempenho da cafeicultura brasileira são consolidados mensalmente pelos técnicos do Departamento do Café do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
O Informe Estatístico do Café, divulgado para o setor e no site do Mapa, seção Agronegócio Café, inclui dados de produção, estoques, produtividade, consumo, regiões produtoras e exportadoras de café.
Os dados de 2009 mostram que a safra do grão alcançou 39,47 milhões de sacas e o setor representou o quinto item na pauta de exportações do agronegócio, gerando US$ 4,27 bilhões para a economia do País. Os principais países importadores do café verde brasileiro são Alemanha, Estados Unidos, Itália e Japão.
Na seção também é possível consultar as previsões de safra do café, divulgadas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A primeira estimativa para esse ano, anunciada em janeiro último, aponta que o Brasil poderá colher entre 45,89 e 48,66 milhões de sacas de 60 quilos de café (conilon e arábica).
Produção - O Brasil é o maior produtor mundial de café, à frente do Vietnã (16,5 milhões de sacas), da Indonésia (9,35 milhões de sacas) e da Colômbia (8,1 milhões de sacas). Minas Gerais, maior produtor brasileiro, deve colher este ano de 23,20 a 24,72 milhões de sacas ou 50,8% da safra. O segundo no ranking é o Espírito Santo, que deve produzir de 11,50 a 12,04 milhões de sacas.
Sophia Gebrim
Mapa
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura