RS: bovinos com boas condições nutricionais
A falta de chuvas no Espírito Santo está provocando perdas no setor da pecuária de corte. Para o produtor o custo de produção cresceu cerca de 300%, enquanto o preço da arroba para venda já apresenta queda.
Segundo o vice-presidente da Associação Capixaba dos Criadores de Nelore – ACCN, Victor Miranda, o custo de produção bovina sobe de 300 a 400% nos períodos de seca como o que os capixabas enfrentam hoje. Isso porque aumenta a ingestão de proteinados de alto consumo pelo gado. Um boi em época de condições climáticas normais consome de 80 a 120 gramas do produto por dia. Com a estiagem, o consumo é de cerca de um quilo por dia.
Com a escassez de chuvas falta alimento para o gado, ocasionando grandes perdas nos rebanhos. “O pouco de gado nos pastos gera uma superoferta de carne no mercado, porque todos os produtores correm para vender ao mesmo tempo, o que faz com que os preços caiam”, informa Victor. O preço na arroba do boi sofreu queda de 8%. Enquanto isso, estados vizinhos enfrentam fortes chuvas, como é o caso de São Paulo. O Espírito Santo está sendo obrigado a vender seu gado a baixos preços. “Estamos sofrendo perdas por todos os lados”, declarou Miranda.
Fonte e mais informações: Iá! Comunicação – (27) 3314 5909
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura