Cursos da Embrapa treinam fiscais do Mapa em detecção de pragas quarentenárias

25.06.2012 | 20:59 (UTC -3)
Fernanda Diniz

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 47 unidades da Embrapa, promove nesta semana (25 a 29/06) dois cursos para fiscais do Mapa, com o objetivo de capacitá-los na detecção e identificação de pragas quarentenárias. A introdução ou disseminação dessas pragas pode causar sérios riscos à agricultura e economia brasileiras. Um exemplo significativo foi a entrada da ferrugem da soja no país, que causou prejuízos superiores a US$ 2 bilhões.

O primeiro curso “Detecção e identificação de ácaros em material vegetal” acontece no período de 25 a 27 de junho e é voltado a 10 fiscais fitossanitaristas do MAPA. Coordenado pela pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Denise Návia, o curso tem como objetivo capacitar os profissionais na inspeção de ácaros em material vegetal e na preservação adequada desses organismos em coleções biológicas. Além disso, os participantes serão treinados na identificação de aspectos morfológicos gerais de ácaros de importância agrícola.

O segundo, “Biologia, danos e identificação de dois gêneros de coleópteros quarentenários” acontece entre os dias 27 e 29 de junho, sob a coordenação do pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Norton Pólo Benito, e vai capacitar 10 fiscais fitossanitaristas do Ministério na identificação prévia de coleópteros das espécies do gênero Trogoderma sp. (Coleoptera: Dermestidae) e Otiorhynchus sp. (Coleoptera: Curculionidae) que constam da lista de pragas quarentenárias.

Mais informações sobre os cursos podem ser obtidas na página da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia pelo link:

.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025