Cursos capacitam profissionais de recursos genéticos vegetais

21.09.2010 | 20:59 (UTC -3)

Para comemorar o Ano Internacional da Biodiversidade e o Ano dos Recursos Genéticos Vegetais, a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e a Embrapa Milho e Sorgo, duas das 45 unidades de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária promoverão cursos de capacitação em diferentes atividades relacionadas à conservação e uso de recursos genéticos vegetais para profissionais do Brasil e da América Latina.

Farão parte do time de instrutores pesquisadores da Embrapa e de outras instituições nacionais e internacionais com larga experiência em suas áreas de atuação.

Os cursos serão realizados na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília/DF) e na Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas/MG) e vão capacitar os participantes nos seguintes temas: formação e gestão de bancos de germoplasma; conservação in situ; criopreservação de germoplasma vegetal; uso de marrcadores moleculares: teoria e prática; caracterização e avaliação de germoplasma.

Mais detalhes sobre cada curso oferecido pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, incluindo datas e valores de inscrições, podem ser obtidos pelo endereço:

.

Caracterização e Avaliação de Recursos Genéticos

Na Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas/MG), será ministrado o curso Caracterização e Avaliação de Recursos Genéticos entre os dias 18 e 29 de outubro. O treinamento irá abranger apresentações de Bancos de Germoplasma e seus usos, caracterização de recursos genéticos quanto a diferentes características (como tolerância a doenças, a insetos pragas e componentes de importância biológica e tecnológica), além de diversas atividades dos programas de melhoramento de milho e de sorgo.

Para se inscrever, o interessado deve enviar currículo para

. O curso oferece 15 vagas a serem preenchidas de acordo com análise curricular dos candidatos. O valor da inscrição é de R$30,00 (trinta reais) e deve ser pago no momento da confirmação das inscrição.

Todos os cursos serão coordenados pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia em colaboração com as Redes de Cooperação Internacional Tropigen e Regensur, com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA); Agência Brasileira de Cooperação (ABC/Ministério das Relações Exteriores); Centro Brasileiro-Argentino de Biotecnologia CBAB/ CNPq; Projeto de Conservação e Utilização Sustentável da Diversidade Biológica (PROBIO/MMA) e da Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos.

Marina Torres

Área de Comunicação Embrapa Milho e Sorgo

(31) 3027-1239

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025