Evento reunirá cadeias agrícola, vitivinícola e de bebidas
A primeira edição do Curso sobre Normas Globalgap voltado para a produção de frutas e verduras, será realizada nos dias 27 e 28 de junho na Fazenda Experimental Lageado, em Botucatu.
O objetivo do curso é capacitar estudantes, técnicos e produtores para aplicação de normas que atendem às atuais exigências do mercado internacional de alimentos, através do protocolo de boas práticas agrícolas Globalgap, o mais conceituado sistema de gestão de qualidade sobre produção de alimentos.
Os princípios do programa Globalgap buscam implementar as boas práticas de produção agropecuária e estão baseados nos conceitos de segurança alimentar, proteção ambiental e segurança no trabalho.
É cada vez mais forte a tendência internacional do mercado de consumir apenas produtos certificados pelos protocolos Globalgap, como afirma o coordenador do curso, professor Luiz César Ribas, do Departamento de Gestão e tecnologia Agroindustrial da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp. “Seguindo os protocolos do Globalgap o produtor, além de agregar valor aos seus produtos, ganha novas perspectivas de acesso aos mercados. Tem havido muito rigor na cobrança dessas normas pelo mercado internacional. É importante que o produtor esteja preparado”.
Para o professor Ribas, mais do que a certificação, é fundamental que os produtores adequem suas propriedades às normas Globalgap. “É importante a participação de estudantes e técnicos, pois serão eles os responsáveis pela certificação. Mas é fundamental que os produtores também conheçam as normas e possam adequar seu processo produtivo o mais rapidamente possível. A certificação é uma conseqüência”.
O curso será ministrado pelo agrônomo Edegar de Oliveira Rosa, diretor da Organização Internacional Agropecuária, entidade realizadora do evento, juntamente com o Grupo de Estudos e Projetos em Sistemas Integrados de Gestão da FCA/Unesp.
São oferecidas 30 vagas e a carga horária do Curso é de 16 horas, com visita técnica à Fazenda Steltenpool, no município de Paranapanema. As inscrições podem ser feitas pelo site
e pelo telefone (14) 3882-6300 – ramal 3.
Fontes: Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp de Botucatu - FCA e Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais - FEPAF -
/
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura